Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Justiça Eleitoral obriga Renan Filho a retirar do ar propaganda ilegal

Ele anunciou ilegalmente suposta pesquisa que favorecia o candidato a prefeito do governo, Alfredo Gaspar

A Justiça Eleitoral concedeu uma medida provisória determinando que o governador Renan Filho (MDB) retire a publicação de sua página no Instagram em que divulga o resultado de uma suposta pesquisa eleitoral, que indicaria a liderança do seu candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar (MDB). A ação é resultado de uma provocação do deputado e do candidato a prefeito, João Henrique Caldas, o JHC.

Na decisão publicada nesta segunda-feira (5), o juiz Ricardo Jorge Cavalcante considera que a postagem se aproxima de uma propaganda irregular camuflada, com potencial considerável perante o eleitorado.

Leia também

O juiz alega que a atitude do governador tem a finalidade clara de induzir o eleitorado a erro quanto ao desempenho do pré-candidato Alfredo Gaspar na corrida eleitoral.

Na postagem, Renan Filho destaca que Alfredo passou a liderar a corrida à Prefeitura de Maceió. "Olha pessoal, uma outra informação muito legal que eu recebi agora pouco. É que eu recebi uma ligação do Alfredo Gaspar, me colocando que depois das primeiras pesquisas feitas pela campanha, o Alfredo já passa a liderar a corrida à Prefeitura de Maceió. Essa informação é muito importante para nós, porque a campanha cresce a cada dia, as pessoas se somam aos esforços do Alfredo de percorrer as ruas, os bairros, as comunidades, para conversar sobre as mudanças necessárias para Maceió. Alfredo é capaz, é experiente, foi um grande Secretário de Segurança Pública que mudou a cara de Maceió naquele momento. E, sem dúvida, terá pulso firme para manter o que precisa continuar e para mudar o que for necessário para nossa capital avançar. Vamos juntos com Alfredo Gaspar", escreveu em sua publicação.

O juiz Ricardo Jorge Cavalcante considerou ainda que o vídeo postado na rede social faz clara menção a divulgação de resultado de "pesquisas de campanha", tornando público que o pré-candidato Alfredo Gaspar já lidera a corrida eleitoral.

"A postagem é clara ao publicizar o resultado de pesquisas sem atender os requisitos contidos o art. 10 e seus incisos, da Resolução nº 23.600/2019, assumindo com isso os riscos que tais propagandas podem ensejar no eleitor indeciso e mesmo nos pré-candidatos, ainda mais quando referida postagem é realizada em rede social com mais de 300 (trezentos) mil seguidores como no caso do Representado", destacou o juiz.

Na decisão, o juiz avalia que, por não conter maiores informações, inclusive sobre a instituição de pesquisa, o governador teria postado a notícia para confundir a inteligência do leitor, "agindo, ao menos em uma análise perfunctória, com conhecimento de que a notícia no mínimo não preenchia aos requisitos necessários para ser publicizada".

Em caso de descumprimento da medida liminar, o juiz determinou multa diária de R$ 500. O governador Renan Filho deve apresentar defesa no prazo de dois dias. "Caso o Representado não cumpra a decisão de excluir o vídeo objeto desta lide no prazo de 1 (um dia), a rede social Instagram deve ser intimada da obrigação de fazer imediatamente".

Após apresentada a defesa, o Ministério Público Eleitoral deverá ser notificado para emitir um parecer.

Procurada pela reportagem, a assessoria do governador informou que ainda não foi notificada e irá aguardar um posicionamento do setor jurídico.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas