Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Justiça determina que Gaspar retire do Facebook e do guia ataques contra JHC

Candidato dos Calheiros foi acusado de disseminar 'fake news' na campanha eleitoral

O candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar (MDB), sofreu uma dura derrota na Justiça Eleitoral. O juiz da 54ª zona eleitoral, Josemir Pereira de Souza, determinou que o candidato dos Calheiros e Rui Palmeira retire do ar imediatamente duas peças publicitárias que atacam o candidato JHC (PSB). Nas ações ingressadas na Justiça, JHC acusa Gaspar de disseminar 'fake news'.

Uma das ações trata da alegação de que Alfredo Gaspar (MDB) utilizou-se de seu espaço de transmissão do guia eleitoral no rádio para propagar 'fake news' a respeito de JHC (PSB) em relação à Braskem. Anexado na ação, o áudio da propaganda de Alfredo Gaspar (MDB) diz que "o candidato blá blá blá fica querendo posar de herói, mas recebeu dinheiro da Braskem pra campanha".

Leia também

Contudo, o juiz Josemir de Pereira de Souza ponderou que "nota-se clara e expressa referência ao fato do Candidato representante ter supostamente sido patrocinado pela Braskem, sem que tal benefício seja explicado como doação de campanha, até então possível e legal". O juiz pontua que é a peça é "uma crítica direta possivelmente capaz de gerar estados mentais negativos no eleitorado a seu respeito".

A outra propaganda que Alfredo Gaspar (MDB) foi obrigado a retirar imediatamente do ar trata-se de um vídeo que o candidato dos Calheiros e de Rui Palmeira publicou em seu perfil pessoal no Facebook.

O vídeo, segundo a defesa de JHC, difunde, subliminarmente, o conceito de que o candidato do PSB seria um candidato laranja e mero preposto manipulado de seu pai na política. Sobre esse caso, o juiz afirmou que Alfredo Gaspar (MDB) "ultrapassou os limites da liberdade de expressão".

O magistrado mais uma vez pontuou que evidencia-se uma crítica direta muito provavelmente capaz de gerar estados mentais negativos no eleitorado a seu respeito.

Em uma outra decisão, o juiz Josemir Pereira de Souza determinou que o jornal Tribuna Independente retire imediatamente de circulação os jornais impressos que contenham a matéria impugnada, bem como a suspensão de veiculação, até o julgamento definitivo da matéria. A matéria em questão possui o título "Avó de JHC fazia 'rachadinhas' quando era prefeita de Ibateguara".

De acordo com a defesa de JHC (PSB), o conteúdo das matérias revela ofensas a ele e à sua família. Os advogados argumentam que a reportagem foi concebida para atingir moral e eleitoralmente o candidato, "na medida em que propagou informações caluniosas, difamatórias e injuriantes, para além de sabidamente inverídicas, acerca do representante e sua família".

As três decisões são liminares e aguardam julgamento do mérito, mas se Alfredo Gaspar (MDB) e o jornal Tribuna Independente não cumprirem as ordens do juiz pagarão multa que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil.

AGazetaweb entrou em contato com a assessoria de Alfredo Gaspar e aguarda posicionamento do candidato.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas