JHC é empossado prefeito de Maceió e promete governar junto com a população

Prefeito criticou inércia do poder público diante da pandemia e disse que vai trabalhar pela imunização da população

 O prefeito João Henrique Caldas (PDB) e os vereadores eleitos em Maceió foram empossados nesta sexta-feira (1º), durante solenidade realizada de forma on-line e transmitido por meio do canal do YouTube da Câmara. Durante pronunciamento, JHC reafirmou o compromisso com a população, dizendo que vai governar 'para ela e com ela'. Essa também foi a postura adotada pelo agora vice-prefeito Ronaldo Lessa (PDT). 
JHC destacou que o período atípico por conta da pandemia exige "larguesa" de visão para ultrapassar os obstáculos. "O dono do poder é o povo e é para eles que vamos trabalhar", destacou.
Quando se dirigiu especificamente aos eleitores que acreditaram em seu projeto de mudança, ele ressaltou a crise da saúde em torno da Covid-19, mas para mostrar seu grau de comprometimento, citou o escritor Graciliano Ramos: "É fácil se livrar das responsabilidades, difícil é escapar das consequências de ter se livrado delas".
O prefeito afirmou que tem plena consciência de sua responsabilidade a partir de agora e não deixou de criticar o que considerou 'paralisia da gestão' no momento em que a pandemia se tornou uma realidade na capital. 
"Maceió viveu a inércia e o abandono e quem mais precisava sentiu na pele as consequências da irresponsabilidade. O maior dever dos governantes é com seu povo. E são eles que decidem quando deve mudar. O povo demonstrou nas ruas o quanto estava insatisfeito. É hora de trazer a esperança", afirmou JHC.
Em sua avaliação, qualquer gestor precisa estar atento às necessidades da população. E, no momento, a maior demanda é a preocupação com a saúde e a necessidade de ações que levem segurança para as pessoas. Por isso, enfatizou a necessidade de atenção total da gestão para o combate à pandemia da Covid-19.
"As pessoas querem uma vida digna e uma vacina que chegue logo para retomarmos o trabalho e a vida sem medo. A esperança depositada agora já é cobrança. A responsabilidade sobre nossos ombros é gigante, mas a vontade de trabalhar é maior", completou o prefeito. 
Depois de agradecer ao agora ex-prefeito Rui Palmeira (sem partido) por ter acolhido sua equipe de transição com o fornecimento de dados da máquina pública, ele voltou a se dirigir aos eleitores e à sua família. Conforme lembrou, ela foi alvo de ataques durante o pleito, mas se manteve unida. "Eu não vou decepcioná-los", disse. 
Medidas
O prefeito se comprometeu a anunciar, nos próximos dias, toda a sua equipe de governo e garantiu que eles estarão dispostos a mudar a realidade da cidade. Em paralelo, confirmou a criação de um Comitê para acompanhar os danos causados pela Braskem.
"Também já estamos avaliando e iremos colocar em prática protocolos para receber as vacinas para imunizar o máximo de pessoas. Vamos levar a prefeitura aos bairros. Viva o nosso povo. Viva Maceió. Estou preparado para governar Maceió com mandato sério e ético. A esperança da mudança, agora, é para fazer. Vamos ganhar as ruas para dar suporte ao povo". 
O vice-prefeito Ronaldo Lessa saudou aos vereadores que estão saindo e chegando para um novo mandato. Homenageou aos que participaram do pleito e deram uma contribuição à democracia, além de também reconhecer o papel da Justiça Eleitoral.
 "Vamos reafirmar aqui nosso compromisso de que iremos governar com o povo de Maceió. Esse será o diferencial", pontuou.