Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

JHC derrota os Calheiros e Rui Palmeira e é eleito o novo prefeito de Maceió

Maceioenses foram às urnas e disseram não ao continuísmo representando por Alfredo Gaspar

A força das máquinas do governo de Alagoas e da prefeitura não foi suficiente para impedir o sentimento de mudança que o maceioense pedia no comando da Prefeitura da Capital. Com 58,64% dos votos, JHC (PSB) derrotou os Calheiros (senador Renan e o governador Renan Filho) e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira neste domingo (29), sendo eleito como novo gestor a partir de 2021. O vice eleito é Ronaldo Lessa (PDT). Alfredo ficou em segundo lugar com 41,36% dos votos.

Ao total, foram 222.147 votos para JHC contra 156.704 votos para Alfredo Gaspar. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27,81% dos maceioenses não compareceram às urnas neste domingo. Além disso, foram 2,97% (12.706) votos brancos e 8,44% (36.092) votos nulos.

Leia também

Após a conclusão da apuração, JHC postou uma mensagem na rede social Instagram, agradecendo o empenho de todos os maceioenses que acreditaram no projeto da mudança liderado por ele.

"Agradeço a cada maceioense que saiu de casa para exercer o seu direito e mudar Maceió para melhor. Foram 222.147 votos à favor da MUDANÇA! A partir do dia 1º de janeiro de 2021, vamos iniciar a gestão da mudança, enxugando a máquina pública, investindo na saúde, na mobilidade urbana, na educação e priorizando o bem-estar do cidadão. Contem comigo para mudar a realidade da nossa cidade. Juntos, vamos fazer de Maceió uma das capitais mais fortes do país", disse o prefeito eleito.

Imagem ilustrativa da imagem JHC derrota os Calheiros e Rui Palmeira e é eleito o novo prefeito de Maceió
| Foto: FOTO: Ailton Cruz

O resultado confirma as projeções das pesquisas. Na última sexta-feira (27), a pesquisa Ibope, divulgada pela TV Gazeta, apontava JHC com 48% das intenções de voto contra 36% de Gaspar. Já o Paraná Pesquisa, encomendada pelo Diário do Poder e pela Gazeta de Alagoas, e divulgada na quinta-feira (26), apontava com 44% da intenção de voto, contra 38,4%.

JHC tem 33 anos, é formado em Direito, foi o deputado federal por Alagoas mais votado nas eleições de 2018 e o mais votado do Brasil em termos proporcionais.  Durante a campanha, JHC foi escolhido pelos eleitores maceioenses como o candidato da mudança. Entre as propostas, ele apresentou o "Banco da Mulher Empreendedora", que visa fomentar a atividade econômica e emancipação das mulheres empreendedoras.

Para a saúde, JHC apresentou a criação do "Corujão da Saúde", com o objetivo de zerar as filas para exames, consultas e cirurgias. Para a educação, a proposta é a ampliação do número de vagas nas creches, a valorização dos professores, além do programa 'Volta à Escola', para diminuir a evasão escolar em parceria com os Conselhos Tutelares.  A valorização da Guarda Municipal e o incentivo ao turismo local, com investimento em capacitação, valorização dos mercados e limpeza de praias também fazem parte do seu plano de governo.

HISTÓRICO DE DERROTAS DOS CALHEIROS

Mais uma vez, Maceió disse não a uma candidatura apoiada pelos Calheiros. O rosário de derrotas dos Calheiros em busca da Prefeitura de Maceió não é de hoje; arrasta-se desde 1988, quando Renan Calheiros perdeu para Guilherme Palmeira. Em 1992, Renan apoiou Téo Vilela e nem foi para o 2º turno: deu Ronaldo Lessa. Em 1996, mais uma derrota. Renan apoiou Albérico Cordeiro e, novamente, nem foi para o 2º turno: Kátia Born foi eleita. Em 2000, Renan apoiou Régis Cavalcante, mas Kátia Born acabou sendo reeleita.

Em 2004, Renan apoiou José Wanderley e nem chegou ao 2º turno. Os maceioenses escolheram Cícero Almeida. Em 2008, nova derrota: Renan apoiou Solange Jurema, mas Cícero Almeida foi reeleito. Em 2012, Renan apoiou Lessa, que teve a candidatura impugnada a 4 dias da eleição e acabou dando Rui Palmeira. Em 2016, Renan apoiou Cícero Almeida e Rui foi reeleito. Agora, em 2020, Renan Calheiros lançou Alfredo Gaspar e Maceió, mais uma vez, disse não a ele.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas