Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Intervenção em Arapiraca: Renan Filho exonera da Educação indicados de Barbosa

Vice-governador peitou disputa interna e se lançou candidato a prefeito; comissionados da Vice-Governadoria também foram os alvos

De uma canetada só, o governador Renan Filho (MDB) exonerou 48 funcionários comissionados lotados no gabinete da Vice-Governadoria e na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), todos ligados ao vice-governador Luciano Barbosa (MDB). É mais uma medida tomada pelo chefe do Executivo em represália ao seu vice, que peitou a cúpula do partido e se lançou candidato a prefeito de Arapiraca.

Todas as exonerações, nenhuma delas a pedido, foram publicadas na edição dessa terça-feira (29), do Diário Oficial do Estado (DOE).

Leia também

Os alvos são assessores diretos, de imprensa, gerentes e superintendentes destes órgãos que foram nomeados diretamente pelo vice-governador. Na Vice-Governadoria, a estrutura administrativa organizada por Luciano Barbosa foi praticamente desmontada. Há expectativa de que Renan Filho faça o mesmo na Seduc.

No Diário Oficial, também foi publicada a exoneração da secretária interina de Educação, Laura Souza, que assumiu quando Barbosa foi descompatibilizado do cargo para, justamente, disputar as eleições. Laura assumiu a pasta este ano e já estava na bronca com os servidores, após dizer, em uma reunião virtual, que a evasão nas aulas remotas do Estado seria causada pela falta de engajamento dos professores.

No lugar dela, já foi nomeado o professor Fábio Guedes, que era presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. O assessor executivo de Gestão Interna da Fapeal, Georginei Souza Neri, passa a responder pela entidade.

Desde o início do primeiro governo de Renan Filho, em 2015, a Secretaria de Educação esteve ligada ao vice-governador. Durante grande parte da gestão, Luciano esteve como secretário, sendo substituído por Laura Santos quando necessário.

Atualmente, Barbosa enfrenta uma batalha para seguir com a candidatura para Prefeitura de Arapiraca. O Diretório Estadual do MDB chegou a anular a convenção realizada pelo vice-governador. Como Barbosa não aceitou a anulação, a convenção do MDB Estadual terminou sem desfecho e a disputa foi judicializada.

A Comissão de Ética do MDB em Alagoas está analisando a questão. Há informações, ainda extraoficiais, de que o partido já abriu processo de expulsão de Luciano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas