Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Implantado por Collor, SUS faz 32 anos com mais de 90 bilhões de atendimentos

Eficiência nos atendimentos evitaram grandes colapsos no país

Há 32 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi implantado no Brasil pelo então presidente Collor. Uma grande conquista para a população, que, a partir daquele momento, contou com acesso gratuito a diversos serviços de saúde. Uma ação de Collor pela universalização da assistência médica, que soma, até os dias de hoje, mais de 90 bilhões de atendimentos no país.

O SUS foi criado pela Constituição de 1988 e implantado por Collor com as Leis 8080, de setembro de 1990, e 8142, de dezembro do mesmo ano. O SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas - 80% delas dependem, exclusivamente, dos serviços públicos para qualquer atendimento de saúde, com princípios de integralidade, igualdade e universalidade.

“Temos o maior programa de assistência médica do mundo. Foi um grande exemplo dado pelo Brasil quando garantimos a universalização dos atendimentos na área de saúde para a população, dando suporte às classes mais pobres, que não teriam condições de arcar com planos de saúde. É o maior patrimônio da população brasileira e se tornou o principal aliado da sociedade no enfrentamento à Covid-19 e outras emergências em saúde pública”, disse Collor.

Artigos Relacionados

A pandemia da Covid-19, que afetou o mundo, consolidou a importância do SUS. A eficiência nos atendimentos evitaram grandes colapsos no país. “Foi neste momento, mais fundamental para a população, que o SUS mostrou sua eficiência, dinamismo, com uma resposta rápida. Com a organização do governo federal, comandado pelo presidente Jair Bolsonaro, todos os esforços foram dedicados para enfrentar o período pandêmico, dando uma resposta à altura da Nação brasileira”, acrescentou Collor.

O SUS oferta um serviço de atenção primária e secundária em todo o Brasil, estando presente em 5.570 municípios. Nesta segunda, os 32 anos da implantação, por meio da Lei 8080, é de grande comemoração. “Fico feliz em ter proporcionado, como chefe da Nação, essa grande conquista para todos. Ter sancionado a lei que criou o SUS e que hoje serve como referência pelo mundo", pontuou.

A ação política de Collor, quando presidente da República, foi fundamental para enfrentar críticos e, assim, tirar do papel a proposta de universalizar o atendimento da saúde a todos os brasileiros.

“Apesar de, em alguns momentos, enfrentarmos a penúria financeira, o SUS funciona adequadamente. Mas sabemos da necessidade de novos investimentos para ampliar o atendimento e a oferta dos serviços à população. Nos últimos anos percebemos a dedicação do nosso presidente em investir na saúde e em Alagoas; nossas ações também serão voltadas nesse aspecto. Garantir que os hospitais funcionem e sirvam à população”, finalizou Collor.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas