Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Impacto do distritão nas eleições de 2018 seria mínimo em Alagoas, aponta levantamento

Aqui, apenas um deputado federal e um estadual eleitos pelo atual sistema eleitoral não conseguiriam a vaga

Se as eleições de 2018 já tivessem o ‘distritão’ como sistema adotado para eleger os deputados estaduais e federais, o resultado do pleito, em Alagoas, não mudaria quase nada. O impacto, se a mudança tivesse acontecido desde então, seria mínimo. É o que aponta uma análise feita pelo movimento de renovação política Renova BR.

O grupo nacional criou uma ferramenta que simula os resultados da última disputa por cadeiras na Câmara e nas assembleias legislativas, caso os mais votados em cada estado fossem eleitos, como prevê o novo modelo em discussão no Congresso Nacional.

Leia também

Conforme a plataforma Dash Distritão, um deputado federal de Alagoas e um estadual não estariam na lista dos eleitos: Tereza Nelma (PSDB) e Silvio Camelo (PV). Nelma teve 44.207 votos nas eleições, mas quem seria deputado, com a metodologia nova, seria o atual vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT), que foi o nono mais votado, com 55.474 votos.

No caso da ALE, quem se daria bem era Ronaldo Medeiros (MDB). Ele obteve 24.241 votos e não ficaria na qualidade de primeiro suplente do partido. Medeiros assumiu o mandato no começo deste ano, com a renúncia de Marcelo Beltrão (MDB), eleito prefeito do município de Coruripe.

O movimento de renovação fez uma análise de dados extraídos por meio do aplicativo ‘Divulga’, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que corresponde à visão no momento da eleição, ou seja, não considera as possíveis mudanças dos parlamentares entre partidos. O objetivo, conforme está previsto na plataforma, é apresentar quais seriam as implicações práticas caso o sistema eleitoral do Brasil fosse baseado na lógica do voto único intransferível, do inglês Single Non-Transferable Vote (SNTV) ou ‘Distritão’.

"Diante das discussões de reforma eleitoral com o modelo do distritão, o RenovaBR optou por trazer dados e evidências para essa discussão. Desenvolvemos uma ferramenta pedagógica, com base nas eleições de 2018, que traz inúmeros dados sobre as mudanças de nomes e consequentemente os perfis de gênero, raça e partido. Além do cenário nacional, disponibilizamos os dados por estado, tanto para compreensão de mudanças da bancada federal quanto das Assembleias Legislativas", destaca a diretora de comunicação do movimento, Naara Normande.

Em âmbito nacional, o novo modelo de eleição teria favorecido a eleição de deputados federais homens, brancos, de meia-idade e com mais recursos e bagagem política caso estivesse em vigor em 2018.

Atualmente, vereadores e deputados (estaduais e federais) são eleitos pelo sistema proporcional. Nesse modelo, os assentos nas Casas Legislativas são distribuídos a partir de cálculos, desconhecidos da maioria dos eleitores, que incluem o número total de votos válidos e a votação total de cada candidato de uma legenda somado aos votos em seu partido (voto na legenda). Terminada a apuração, calcula-se o chamado "quociente eleitoral", que vem a ser o número de votos que um candidato precisa para ser eleito.

Já no modelo ‘distritão’ são eleitos simplesmente os candidatos mais votados, sem nenhum cálculo. Nesse modelo, em vez de priorizar o apoio a partidos, a tendência é de políticos que são mais conhecidos sejam beneficiados, já que eles tendem a conquistar mais votos do que um político estreante, por exemplo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas