Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Ibope: JHC abre vantagem e lidera com 45% expectativa de vitória no 2º turno

Candidato do PSB está à frente também nas intenções de votos: 42% x 38%

A mais recente pesquisa do Ibope, divulgada pela TV/Gazeta nessa segunda-feira (23), mostra que João Henrique Caldas, o JHC (PSB), também lidera no sentimento de expectativa de vitória do segundo turno entre os maceioenses. O Instituto mostra que ele tem 45%, contra 42% de Alfredo Gaspar (MDB), candidato que é apoiado pelos Calheiros e Rui Palmeira (Sem partido).

De acordo com o Ibope, quando perguntados sobre o sentimento de expectativa de vitória apenas 14% dos entrevistados não sabem ou preferiram não opinar. Diante dos resultados, o Instituto explicou que a soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência dos arredondamentos.

OUTROS DADOS

Além de liderar na expectativa de vitória, JHC também larga na frente nas intenções de votos dos entrevistados, conforme o Ibope. Os números da pesquisa estimulada mostram que o candidato do PSB lidera a disputa pela prefeitura com 42%, e Alfredo Gaspar (MDB) tem 38%.

Os dados ressaltam que JHC abriu uma vantagem de quatro pontos sobre Gaspar. A pesquisa divulgada nessa segunda-feira revela também que 11% dos eleitores ouvidos pelo Instituto vão votar branco ou nulo, e 9% não sabem ou não responderam em quem devem votar no próximo domingo.

Quando analisados os votos válidos - que utiliza a mesma metodologia que a Justiça Eleitoral emprega para consagrar o resultado das urnas -, o Ibope detalha que JHC também lidera, com 53%, e Alfredo Gaspar tem 47%, ou seja, uma expressiva diferença de seis pontos. Esse levantamento corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total, excluídos os brancos, nulos e indecisos

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) com o número AL-08875/2020. A margem de erro de 4%, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foram ouvidos 504 eleitores, entre os dias 21 e 23 de novembro.

Tags