Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Guia Eleitoral: JHC lembra batalha contra Calheiros; Gaspar destaca experiência

Propaganda eleitoral do segundo turno chegou ao fim nesta sexta-feira no horário nobre

A despedida do candidato João Henrique Caldas (PSB) do guia eleitoral foi marcada por um breve resumo de imagens de sua trajetória na campanha, numa alusão à sua caminhada por diversas regiões pobres da capital, onde "gastou a sola do sapato" e enfrentou o candidato de Rui Palmeira e dos Calheiros, Alfredo Gaspar (MDB).

No momento em que aparece para dar sua mensagem final, JHC surge em meio a uma viela, enfatizando que Maceió "decidiu se livrar da velha política". Em tom vibrante e transparecendo alegria, ele lembrou que enfrentou as máquinas da Prefeitura e do Governo do Estado em nome de um sonho: "mudar Maceió!"

"Espalharam mentiras contra a mim e a minha família, como se valesse tudo para continuar no poder. Mas esqueceram que juntos somos mais fortes, pois representamos a mudança", diz JHC. Desta vez, o candidato não usou o estilo "brega funk" que caracterizou sua campanha, mas sim um forró romântico com imagens em câmera lenta de momentos em que deu e recebeu carinho.

Em outra sequência, JHC faz um outro resumo enfatizando os problemas dos bairros, as propostas que apresentou e as soluções encontradas para os problemas da cidade. Mobilidade, filas da saúde, falta de saneamento, falta de pavimentação e principalmente quem perdeu os imóveis em decorrência da Braskem. "Domingo é nossa vez. Vote e exerça seu direito. Venha junto: bora mudar Maceió?", afirmou JHC.

O programa encerra com uma atriz provocando e lembrando que JHC é o candidato que vai afastar Rui e os Calheiros da prefeitura, ao mesmo tempo que chama a população a confirmar o 40 na urna.

Experiência

Em seu último guia, Alfredo Gaspar adotou um tom mais emocional e sem críticas ao adversário. Preferiu apelar para o bom senso do eleitor, lembrando que tem coragem e experiência para fazer as mudanças que a cidade precisa.

A abertura do guia comparou a cidade com uma criança que precisa ser "cuidada", que "sonha com o futuro e quer crescer". Intercalando com imagens de Alfredo abraçando eleitores, a narração sugere que a cidade também precisa ser acolhedora.

Quando se dirige ao eleitor, Alfredo aparece com a periferia ao fundo, com olhar visivelmente emocionado e em tom calmo chama o eleitor a refletir. "Você tem que fazer aquilo que o teu coração manda. Mas eu posso dizer que eu amo a minha cidade e tô pronto para ser o melhor prefeito que ela já teve", declarou Alfredo.

O programa também resgatou momentos da campanha em que Alfredo tentou se desvincular de Rui e dos Calheiros, falando em tom forte "que a caneta" na gestão será sua.

O resumo de imagens de vários momentos da campanha, visitas a casa de eleitores na periferia também foi seguida com o Gaspar assumindo o compromisso de que não "pode errar" e que durante a campanha aprendeu muito estando no meio das pessoas e conhecendo seus problemas de perto.

"Eu sei que a experiência de vida e a minha história me fizeram pronto para que se o destino, o povo e se Deus assim permitir e achar que deve, eu seja um prefeito que orgulhe essa cidade", disse Alfredo.

A ênfase em alguns pontos de seus projetos apareceu de forma resumida durante os encontros que teve com alguns personagens, como o momento em que confirmou o auxílio emergencial municipal de R$ 100 e o Programa Começando Bem para incentivar o primeiro emprego ou primeiro negócio. Ele também expôs o Viva Minha Rua, que é para investir em energia, calçamento e "alegria para os locais com dignidade".

Segundo Alfredo, "Votar 15 é fazer parte dessa virada de página. Vamos fazer o futuro da cidade. Vamos mudar Maceió, mas com experiência, responsabilidade e coragem. Vamos mudar para melhor", afirmou o candidato.

Na sequência, veio uma vinheta em forma de embolada com um refrão chiclete: "Todo mundo que votou, chama mais um para votar" com o ritmo acelerando com a batida do pandeiro. "Chama mais um meu povo!!"

Tags