Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Governo de Alagoas forma 255 novos policiais penais

Solenidade ocorreu nesta quinta-feira (8), no Centro de Convenções, em Jaraguá

Com a missão de fortalecer a segurança pública, a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou, nesta quinta-feira (8), a formatura de 255 policiais penais. A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso e da carteira profissional ocorreu no Centro de Convenções, no Jaraguá, em Maceió. O evento marca a entrada de novos policiais penais para o exercício da profissão, contribuindo para a manutenção da ordem, disciplina e segurança pública no sistema prisional alagoano.

A Secretária-Chefe do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, esteve no evento representando o governador Paulo Dantas. Barreiros descartou que o gestor vem investindo na segurança dos presídios do Estado.

“A formatura de hoje representa o coroamento de um processo que começou lá atrás e que teve destaque no governo Paulo Dantas. Os novos policiais penais, agora, tem a missão de trabalhar no sistema que abriga pessoas que foram privadas da liberdade e que tentam ser ressocializados”, falou.“O Estado tem investido na estrutura e no pessoal para garantir, aos presos, seus direitos”, reiterou.

Artigos Relacionados

Imagem ilustrativa da imagem Governo de Alagoas forma 255 novos policiais penais
| Foto: Greyce Bernardino

Os policiais penais passaram pelo Curso de Formação, que iniciou em 1º de agosto. A formação durou três meses e meio, com carga horária de 520 horas. Seis turmas, com uma média de 44 alunos cada, foram formadas para otimizar o processo de formação: Alfa, Bravo, Charles, Delta, Eco e Fox.

O curso ofertou pelo menos 20 matérias, como escolta e remoção, penas e prisões, armamento e tiro, defesa pessoal, direitos humanos, técnicas e tecnologia de menor potencial ofensivo, gerenciamento de crise prisional. A formação foi conduzida por 52 instrutores, sendo 80% deles policiais penais.

Walnísia Chaves, de 41 anos, é uma das policiais penais formada na turma de hoje. Ela comemorou a conquista de se formar.

“É um sentimento de realização, porque é uma coisa que a gente batalha para conquistar, então, quando chega nesse dia é como se fosse a concretização de tudo, depois de passar pelo curso de formação, é muito importante. Tudo que eu passei lá atrás valeu a pena. Tem horas que a gente quer desistir porque abdicamos de muita coisa, mas, só não consegue quem desiste. O que vale é persistir, continuar, com altos e baixos, tudo na vida é assim, mas no final é gratificante demais”, conta.

Ela comemora o fato de entrar para a segurança pública do Estado e colaborar com o bem-estar da população. “Nós já começamos a trabalhar porque o curso acabou sendo encurtado, pela necessidade do sistema prisional de mais efetivo, e a gente espera contribuir para a segurança da população carcerária e também da população em geral”, ressalta.

Presente no evento, o secretário da SSP, Flávio Saraiva, falou sobre a importância da integração das polícias para a segurança dos alagoanos. Ele destacou a nova formação dos policiais penais, que agora podem lidar com ocorrências de maior complexidade.

“É com alegria que recebemos os policiais penais que se integram à Segurança Pública de Alagoas, fazendo parte dessa integração que se reafirma a cada dia com Polícia Civil, Militar, Penal, Científica, Bombeiros, todos integrados para elevar a segurança pública do estado de Alagoas. Conversei com o pessoal que passou no concurso e trata-se de uma nova formação. Os policiais penais anteriores, que eram agentes penitenciários, formavam mais na área administrativa e, hoje, temos a área operacional e isso é um compromisso desses policiais com a segurança pública. Eles são formados para ocorrências de maior complexidade, enfim, foi um curso de 520 horas, mais de três meses de treinamento, então, é um pessoal capacitado”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas