Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Governador assina ordem de serviço para duplicação da AL-101 Norte

Primeiro trecho vai de Cruz das Almas até Garça Torta e deve levar um ano para ficar pronto

Com previsão de recursos na ordem de R$ 40 milhões, o governador Renan Filho (PMDB) assinou na manhã desta segunda-feira (18) a ordem de serviço para o início das obras de duplicação da AL-101 Norte. A primeira parte da obra vai abranger a área de Cruz das Almas até Garça Torta, totalizando 5,8Km.

Segundo o governador, a duplicação tem como objetivo não só melhorar o trânsito na região, mas também alavancar economicamente o Litoral Norte. "É uma obra que abre as fronteiras para o desenvolvimento. Vai dar ao estado condição de alavancar economicamente toda uma região que precisa crescer", disse.

Renan destacou que estão sendo feitos estudos para o segundo trecho, que deve ir até a Barra de Santo Antônio. A ideia é minimizar os custos, em especial com desapropriações, já que em áreas como Paripueira o impacto seria maior. O gestor tranquilizou os moradores de Jacarecica quanto à questão.

"Depois de Garça Torta, temos bairros e até municípios que precisariam de muitas desapropriações. Estamos fazendo estudos para minimizar os impactos disso e atender todas as necessidades", expôs."Mas os moradores de Cruz das Almas e Jacarecica não precisam se preocupar, pois o impacto de desapropriação será baixo".

A duplicação da AL-101 Norte vai utilizar o conceito de via urbana, priorizando o transporte público e o não motorizado. A pista deve contar com ciclovias em todo o trecho, além de sinalização, drenagem, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos - um na Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josefa de Mello.

Outras obras

Ainda durante a solenidade, o governador prometeu mais obras para Maceió. De acordo com ele, serão iniciadas, este ano, outras quatro obras na capital, como o viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no bairro do Tabuleiro, e a construção dos eixos viários paralelos à Avenida Fernandes Lima - que vão cortar o Quartel do Exército e o Hospital do Açúcar de um lado e o Ibama e o Cepa do outro.

"São duas vias que vão ajudar muito no escoamento do trânsito e preparar a Fernandes Lima para obras de mobilidade urbana, como o BRT e o Veículo Leve sobre Trilhos", disse, acrescentando que também deve duplicar a AL-220, da Barra de São Miguel até São Miguel dos Campos.

A quarta obra em Maceió, ressaltou Renan, será nas grotas da cidade, que deve começar ainda no primeiro semestre. "Cerca de 300 mil maceioenses moram em grotas e chegam às suas casas em escadas inacabadas ou então inexistentes. Em uma ação pioneira, vamos fazer investimentos nessas grotas e já estamos com o projeto pronto".

Eleições

Questionado quanto ao posicionamento nas próximas eleições municipais, em outubro, Renan Filho disse que ainda não decidiu qual candidato deve apoiar na capital. Segundo ele, o momento é de ouvir posicionamentos de aliados e ver "o sentimento da população".

"Nós da aliança ainda não decidimos candidato. Tenho acompanhado os posicionamentos de todos, respeito, mas ainda vamos ouvir todo mundo, ver o melhor caminho para Maceió e sobretudo ver o sentimento da população. Esse processo eleitoral vai ser muito novo pelas mudanças de regra da mini-reforma eleitoral".

Para ele, uma chapa única não seria uma opção viável. "Chapa única não é algo fácil. É muito difícil de ser construído e não há exemplos. Se nós conseguíssemos construir um consenso em torno de alguém seria uma saída, mas não é coisa fácil. Não trabalho com essa opção e acho que vai haver disputa", acrescentou.

Tags