Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Girau do Ponciano: polo em desenvolvimento na Agropecuária familiar

Selo de Inspeção Municipal (SIM) foi aprovado pela Câmara Municipal da cidade

Com a aprovação, pela Câmara Municipal de Girau do Ponciano e consequente sanção do Poder Executivo, do Selo de Inspeção Municipal (SIM), a agricultura familiar do município adquire legitimidade para a comercialização da produção agropecuária, diretamente com órgãos da gestão municipal e o comércio local.

O prefeito David Barros destacou a atividade rural, em Girau do Ponciano, por representar a maior fatia no PIB – Produto Interno Bruto, da economia do município. Potencializar essa atividade econômica, incentivando o comércio local e a venda da produção familiar para outros estados, estimula maior desenvolvimento econômico e social.

David Barros, agora, está trabalhando para trazer para Girau uma escola agrotécnica, com a implantação do SIM, e a habilitação para o Selo Arte a fim de a agricultura familiar comercializar seus produtos para todo o Brasil.

O SIM é o reconhecimento inicial da profissionalização no campo em Girau do Ponciano. Prova disso foi a visita do superintendente federal de Agricultura, Coronel-veterinário, Jader Oliveira, que reconhece, além da grande vocação agropecuária de Girau do Ponciano, o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Município.

Visita na Feira de Girau, com produção da agricultura familiar local

Na ocasião, Maciel Oliveira, secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, detalhou todo o plano para a potencialização e inclusão definitiva da agricultura familiar no agronegócio nacional.

Segundo Jader Oliveira, depois da instituição do selo municipal, ele se apresentou como defensor, junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para a aquisição do Selo Arte, criado para atestar a qualidade da produção familiar e sua comercialização em todo o território nacional.

“O agronegócio oriundo, principalmente, da agricultura familiar, em Girau do Ponciano, vem se destacando a cada ano. Sua diversidade na produção agrícola é o maior trunfo de geração de renda para as famílias do campo”, disse Jader Oliveira.

Girau do Ponciano vem obtendo excelentes resultados e se torna cada vez mais referência em algumas culturas, como fumo, mandioca e mel. A apicultura, em plena expansão, vem batendo recordes na produção de mel, sendo a maior produção de Alagoas.

A criação de peixes e camarão começa a mostrar resultados satisfatórios, como também, a caprinocultura, a apicultura - com a maior produção e qualidade do seu mel, referência para o Estado de Alagoas -, a horticultura e a produção de grãos.

“Com essa diversificação, a garantia do SIM, na produção rural de Girau, o Município está habilitado para buscar o Selo Arte, que garante a qualidade da produção e a sua comercialização em todo o território nacional. Além disso, Girau se habilita, também, para a instalação de uma escola agropecuária, e já falei com o prefeito David Barros, que estou à inteira disposição para continuar e aumentar a nossa parceria”, finalizou Jader Oliveira, superintendente nacional de Agricultura.