Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Fux determina suspensão de assembleia convocada pelo Estado sobre repartição de valores da Casal

A suspensão atende a um pedido do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que alega inconstitucionalidade na divisão dos investimentos dos valores

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, determinou nesta quinta-feira (28) a suspensão da Reunião Extraordinária da Assembleia da Região Metropolitana de Maceió, convocada pelo Governo do Estado, para discutir o planejamento da partilha dos recursos da venda da Casal , com a concessão do saneamento na região. A reunião seria realizada nesta sexta-feira (29).

A suspensão atende a um pedido do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que alega inconstitucionalidade na divisão dos investimentos dos valores porque estaria concentrando o poder de decisão nas mãos do Estado em detrimento dos Municípios.

Leia também

De acordo com o PSB, a reunião ocorreria em um “ambiente institucional forjado para suprimir a autonomia patrimonial dos Municípios, a despeito do julgamento das decisões proferidas pelo Plenário contra a insistente concentração de poderes nas mãos do ente estatal”.

Fux, em sua decisão, ressaltou que a Corte já condiciou a repartição dos créditos desde que não haja concentração de poder decisório em um único ente federado, ou seja, nem estado, nem municípios, podem decidir individualmente. O presidente mencionou ainda que o supremo também já havia, por meio de medida cautelar, determinado a proibição de o Estado de Alagoas de movimentar 50% do valor das receitas obtidas com a concessão do saneamento da Região Metropolitana.

"Ante a possibilidade de a Reunião Extraordinária da Assembleia da Região Metropolitana de Maceió convocada para o dia 29 de julho de 2022 culminar na efetiva repartição dos créditos, inclusive com a imediata transferência da parcela que não é objeto do bloqueio determinado pela Corte, com consequências de difícil reversão -, a prudência recomenda que seja determinada a suspensão da mencionada reunião", argumentou o presidente do STF.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas