Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Fraudes na Saúde ocorrem desde o início da gestão Renan Filho, diz PF

Operação Florence descobre que esquema vem desde 2014 e deve prosseguir com novo inquérito para aprofundamento das investigações

As investigações e provas colhidas por órgãos federais na operação Florence - Dama da Lâmpada, que apura desvios de recursos de aproximadamente R$ 30 milhões na Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), atestam a existência de um esquema criminoso na pasta, que existe desde o início do governo Renan Filho (MDB).

As irregularidades já constatadas são decorrentes de eventos ocorridos na atual gestão, a partir de 2015, que, segundo a Polícia Federal (PF), envolve o mesmo padrão de dispensa de licitação à compra de órteses e próteses pela pasta.  As descobertas envolvem as gestões dos ex-secretários Rozangela Wyszomirska e Carlos Christian Reis Texeira, ambos escolhidos para o cargo pelo governador do Estado.

Leia também

Após a 4ª Vara da Justiça Federal, em Maceió, ter autorizado a quebra de sigilo bancário, fiscal e de comunicações digitais dos acusados de participação no esquema, entre as quais a filha do vice-governador Luciano Barbosa (MDB), Lívia Barbosa, e a então gerente do Hospital de Emergência do Agreste, a servidora pública e cunhada do deputado Ricardo Nezinho (MDB), Regiluce Santos, além da então diretora do Hospital Geral do Estado (HGE), Maria Celeste, constatou-se o que a PF considerou de "primeiro evento".

De acordo com as investigações, as suspeitas de crimes na Saúde, neste primeiro evento, podem envolver a contratação das empresas Gonzalez e Cadena Comércio e Serviços (Quality) e Limine Produtos Médicos LTDA, por meio de "dispensa de licitação para atendimento de decisões judiciais, beneficiando pacientes em casos especiais, supostamente não cobertos pelas órteses e próteses disponibilizados pelas empresas cadastradas".

O que os órgãos federais consideram como "segundo evento" envolve servidores públicos, parentes de políticos, empresas, entre as quais a LP Ortopedia, pertencente à filha do vice-governador e ao marido dela, Pedro Margallo, em uma relação fraudulenta com o Instituto Ortopédico de Alagoas (Iortal), responsável pelo fornecimento de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) ao estado.

Devido à gravidade das descobertas nesta operação, o delegado da PF em Alagoas, Jorge Eduardo Ferreira de Oliveira, solicitou ao juiz da 4ª Vara Federal, Sebastião José Vasques, a separação das duas investigações, mas deixou claro a necessidade de seguir com os inquéritos para elucidação e comprovação dos fatos.

"Cumpre-nos esclarecer que relevância menor não significa relevância nenhuma e que a investigação deva ser arquivada, mas, desde já, apresentamos como melhor proposta para manter a rigidez das investigações, zelando pela melhor instrução do inquérito e de uma eventual ação penal, que seja autorizado o desmembramento do objeto, com a instauração de novo inquérito para apurar tão somente os fatos relativos ao primeiro evento", pontuou o delegado, que teve o pedido aceito pelo magistrado. A Justiça também aprovou o compartilhamento de provas entre os inquéritos da operação Florence e o que deve se originar a partir dela, o considerado "primeiro evento".

"É preciso esclarecer que os fatos relacionados ao primeiro evento remontam ao período compreendido entre os anos de 2013 [gestão Teotônio Vilela Filho] e 2018, sendo que seu ápice ocorre em 2014, quando então se observa um declínio anual e sucessivo da atividade suspeita até o ano de 2018, quando estaciona em patamar que representa pouco mais que 13,5% em relação a 2014, de acordo com conclusão alcançada a partir da observação dos processos de pagamento juntados à representação criminal", acrescentou o delegado.

Para ele, apesar do tempo decorrente das supostas irregularidades nos processos de dispensa emergenciais e processos de pagamentos, "onde está efetivamente materializada a maioria dos crimes investigados", boa parte deles já está em poder da equipe de investigação.

"Este novo inquérito proposto deverá, neste contexto, aproveitar, com eficiência, o produto obtido a partir da análise do material através do afastamento das comunicações armazenadas, bem como do sigilo bancário e fiscal, emprestando prova do IPL 170/2019 [Operação Florence] e intensificando diligências de campo e, se for o caso, ampliar o pedido de afastamento de sigilos para outros investigados", antecipou Jorge Eduardo.

Suspeitas

No inquérito entregue à Justiça, os investigadores lançaram luz a visitas realizadas a pacientes que, supostamente, teriam sido atendidos nos hospitais da rede pública, após vitória na Justiça para que o Estado realizasse os procedimentos cirúrgicos com materiais específicos, adquiridos através de dispensa emergencial à licitação.

No total, conforme as investigações, 11 pacientes foram visitados e, na ocasião, alguns casos já chamaram a atenção, a exemplo da paciente Carla Guimarães Santos, ocorrido em 2014. De acordo com as provas apresentadas à Justiça, a paciente precisava realizar cirurgia para correção da coluna vertebral e foi orientada, à época pelo médico atendente, a acionar a Justiça, para conseguir autorização ao custeio do material, que, em tese, não seria oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A avó da jovem procurou a Defensoria Pública e ingressou com ação, "mas, até a presenta data, sua neta não foi submetida à cirurgia". A PF apresentou à Justiça documentos que comprovam que o custo dos materiais foi no valor de R$ 104.180,00.

"É desnecessário dizer, mesmo pela mera observação das datas, que os pagamentos atravessaram algumas gestões diferentes da Secretaria de Saúde de Alagoas. A primeira gestão foi comandada por Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska, de 01 de janeiro de 2015 a 30 de janeiro de 2017; a segunda conduzida por Carlos Christian Reis Texeira, de 30 de janeiro de 2017 a 22 de fevereiro de 2019; e a terceira conta com Carlos Alexandre Ayres da Costa, desde 22 de fevereiro de 2019. Este último já começou sua difícil missão sob a regência do Termo de Colaboração N.° 147/2018, que, por sua vez, contou com a participação decisiva de Carlos Christian Reis Texeira e foi publicado em sua gestão", reforçou o delegado.

Apesar da ligação de nomes indicados diretamente por ele e do envolvimento, segundo a PF, da filha do vice-governador Luciano Barbosa e de indicados políticos aos cargos de pessoas acusadas pela operação, o governador Renan Filho tem mantido silêncio sobre a operação Florence, a terceira realizada pela Polícia Federal na Secretaria de Saúde na atual gestão.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas