Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Fiscalização de parlamentares flagra corredores do HGE lotados de pacientes e problemas graves na estrutura física

Deputados fizeram uma visita surpresa à unidade, na noite dessa sexta, e prometem cobrar providências à Sesau

Três deputados estaduais fizeram uma visita surpresa ao Hospital Geral do Estado (HGE), na noite dessa sexta-feira (24), e flagraram uma série de problemas antigos e frequentemente denunciados pela população. Na fiscalização, eles viram pacientes nos corredores amontoados em macas e no chão, além de falta de estrutura nas salas e nos banheiros, representando risco à integridade física dos doentes e dos próprios servidores.

A ação foi feita pelos deputados Davi Maia (DEM), Cabo Bebeto (PTC) e Dudu Ronalsa (PSDB). O trio tem denunciado, em reiteradas sessões no Parlamento, um volume gigantesco de irregularidades na maior unidade de saúde para urgência e emergência de Alagoas. Nesta oportunidade, eles foram até o local representando as comissões de Saúde e de Direitos Humanos da Casa de Tavares Bastos.

Leia também

Os parlamentares conversaram com os pacientes e com os acompanhantes enquanto observavam a rotina do plantão de atendimento no HGE. Entraram em diversas alas e registraram tudo por meio de fotos e vídeos, boa parte já publicada nas redes sociais.

Lá, eles viram a instalação improvisada dos condicionadores de ar em várias salas. Os funcionários espalharam baldes para aparar a água que escorre destes aparelhos. Quando não conseguem, o líquido fica empossado no piso mesmo.

“A gente viu ar-condicionado que não funciona, banheiros quebrados e de uso coletivo (sem distinção de sexo), pingueiras pelos corredores, fiação exposta, gente no corredor há quase um mês, pessoas dormindo no chão por falta de maca”, disseram os três, ao fim da fiscalização.

Em alguns ambientes, os deputados perceberam que os acompanhantes levaram ventiladores por conta própria para garantir o mínimo de bem-estar dos pacientes que estão internados.

Os relatos de quem esperava atendimento são impressionantes. Em vídeo publicado no Instagram, Davi Maia mostrou a reclamação de uma mulher que acompanhava um paciente, que estava no corredor do HGE. Ela disse que estava esperando há horas e percebia outros doentes sendo atendidos na frente.

“Quando os funcionários perceberam a nossa presença, imediatamente chamaram o paciente que esta senhora estava acompanhando”, destacou o parlamentar.

Segundo ele, muitas pessoas disseram que já passaram até 30 dias à espera de um procedimento no Hospital Geral do Estado, constatando o tratamento inadequado que a unidade dá aos que estão internados.

Os deputados disseram que vão levar o caso ao plenário da Assembleia Legislativa, na próxima semana, e cobrar providências à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) pelo descaso com a população que precisa de atendimento no HGE.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas