Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Famílias denunciam SESAU por atraso de 3 meses na entrega de medicamento hormonal

Eles contam que as ligações para a Farmex não são atendidas e presencialmente não são apresentadas justificativas

A falta de um hormônio que atua para retardar a puberdade precoce de crianças tem deixado pais aflitos em Alagoas. Eles denunciam que desde outubro do ano passado a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não tem fornecido o Leuprorrelina 3.75 mg. O medicamento está em falta na Farmex, a farmácia do Governo de Alagoas. Os pais também reclamam da falta de informações.

Desesperada, uma mãe entrou em contato com a Gazetaweb para relatar a situação dela e de outras famílias. A mulher conta que liga para o telefone do órgão e ninguém responde e quando vai ao local a resposta é sempre a mesma: para voltar no próximo mês. A última negativa foi nessa quinta-feira (14), quando saiu sem nenhuma perspectiva.

Leia também

A mulher conta que a filha tem apenas nove anos de idade e precisa tomar o medicamento para evitar que os sinais da puberdade cheguem ainda na infância . Ela esclarece que sem o medicamento o tratamento pode regredir. “Findo tendo que comprar no cartão, parcelar, e custa R$ 255”, detalha. Além disso, a mulher explica que somente uma farmácia que vende o hormônio em Alagoas, e nem sempre tem.

“A gente luta tanto para ter esse diagnóstico e quando consegue não tem como tratar porque o Estado não tem o medicamento. É angustiante porque ninguém diz nada, não explica, você não sabe se estão providenciando, porque está faltando”, relata.

Ela diz ainda que teme pelas outras crianças que conhece e não tem condições de comprar o medicamento. “Você sabe o que tem e sabe que vai piorar, e não pode fazer nada, porque simplesmente não tem o remédio”, desabafa. Ela diz que quando o remédio faltou na rede privada ela precisou comprar pela internet. O medicamento veio de São Paulo e, por causa do frete, custou R$ 350.

O OUTRO LADO

A Gazetaweb questionou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sobre a falta do medicamento que respondeu que o processo licitatório para aquisição do medicamento Leuprorrelina 3,75mg já foi finalizado e que aguarda a entrega por parte do fornecedor para retomar a dispensação aos usuários cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas