Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Faeal alerta deputados alagoanos para iminente caos em municípios

Projeto de lei visa retirar a subjetividade na demarcação de terras indígenas por meio da adoção do chamado marco temporal.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) encaminhou ofícios para os deputados federais da bancada alagoana, em Brasília, com o objetivo de alertá-los para o iminente caos que deve se formar nos municípios de São Brás e Porto Real do Colégio, caso o PL 490/2007 não seja aprovado na Câmara. O projeto de lei visa retirar a subjetividade na demarcação de terras indígenas por meio da adoção do chamado marco temporal.

No documento enviado aos parlamentares, o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, destaca que, caso o projeto não seja aprovado, 87 propriedades rurais em Alagoas serão prejudicadas, todas localizadas em São Brás e Porto Real do Colégio. Cerca de 90% de pequenos produtores da agricultura familiar correm o risco de ficar sem as suas terras na região.

Leia também

“Entre produtores, familiares e trabalhadores rurais, mais de 1.500 pessoas deixarão de exercer suas atividades e produzir alimentos numa área de 4.694,88 ha, ou seja, 15,460 tarefas”, alerta Álvaro Almeida. “O PL 490/2007, portanto, é um dispositivo crucial para garantia constitucional ao sagrado direito de propriedade”, diz.

Os deputados Alfredo Gaspar (União), Fábio Costa (PP), Rafael Brito (MDB) e Marx Beltrão (PP) foram os parlamentares alagoanos que votaram a favor do requerimento de urgência para o PL 490/2007, na noite da última quarta-feira (24), demonstrando preocupação com o setor produtivo do agronegócio. O deputado Isnaldo Bulhões não participou da votação por motivos pessoais.

Ao todo, foram 324 votos favoráveis, 131 contrários e uma abstenção. A expectativa agora é que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), analise o mérito do texto já na semana que vem. Por estar na presidência, o deputado ficou impedido de votar na sessão que apreciou o PL 490/2007.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas