Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Fábio Ferrario toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas

Novo membro do TJ-AL destacou a experiência como advogado e disse que esta é a coroação de sua carreira

Tomou posse, nesta segunda-feira (25), o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) Fábio Costa de Almeida Ferrario. Ele ingressou na Corte pelo critério do Quinto Constitucional, na vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL). Ferrario encabeçou, de modo unânime, a lista tríplice e foi escolhido para o cargo. O novo desembargador atuará na 4ª Câmara Cível do TJ/AL.

Fábio Ferrario atuará na 4ª Câmara Cível do TJ/AL
Fábio Ferrario atuará na 4ª Câmara Cível do TJ/AL | Foto: Caio Loureiro/Dicom TJAL

A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades políticas e do judiciário, como o senador Collor (PTB), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas); o ministro presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o alagoano Humberto Martins; e o também alagoano e desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Rubens Canuto.

Fábio Ferrario atuará na 4ª Câmara Cível do TJ/AL
Fábio Ferrario atuará na 4ª Câmara Cível do TJ/AL | Foto: Caio Loureiro/Dicom TJAL

Ferrario destacou que ocupar este posto é a coroação de sua carreira e explicou como será sua atuação na corte da Justiça alagoana. “Uma satisfação grande, uma alegria poder, neste momento, na coroação da minha carreira, após 32 anos de advocacia contínua, fazer algo realmente, de forma efetiva, em prol da Justiça. Fábio desembargador será alguém atento, com olhar humano às decisões, aos conflitos, às suas necessidades de solução, na maioria das vezes pacífico, mas sempre agindo de forma justa e imparcial”.

Artigos Relacionados

O novo desembargador destacou ainda que sua prioridade é dar celeridade aos processos e que já começa com um total de 2.600 casos para julgar. “A prioridade é reduzir esse número a cada dia. Reduzir a carga de processos, buscar celeridade no julgamento”.

Ferrario também citou como a experiência de advogado deve ajudá-lo no novo posto. “Esse olhar mais humano da advocacia, a visão dos advogados nos tribunais. Pela advocacia se vê uma olhar mais humano nos processos, sabendo que ali, além de letras e números, existem vidas”, frisou.

Fábio Ferrario atuará na 4ª Câmara Cível do TJ/AL
Fábio Ferrario atuará na 4ª Câmara Cível do TJ/AL | Foto: Caio Loureiro/Dicom TJAL

Primeiro a falar após a posse, o desembargador mais novo da corte, Ivan Brito, recepcionou o agora mais novo, Fábio Ferrario. Magistrado de carreira, Brito disse que pode testemunhar a qualidade do trabalho de Ferrario como advogado. "Se fez respeitado e reconhecido pelo brilho de sua inteligência e intransigente defesa de seus clientes e de suas convicções jurídicas. Essas qualidades revelam o juiz que o Tribunal de Justiça de Alagoas recebe nesta data", afirmou Ivan Brito.

Fábio Ferrario atuará na 4ª Câmara Cível do TJ/AL
Fábio Ferrario atuará na 4ª Câmara Cível do TJ/AL | Foto: Caio Loureiro/Dicom TJAL

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, Vagner Paes, destacou o processo eleitoral para composição de lista sêxtupla, onde Ferrario foi o mais votado. Ele ressaltou as qualidades do novo desembargador. "Sua história de vida e profissional o credencia. O advogado Fábio Ferrario respirou advocacia e defendeu as prerrogativas", lembra. Paes também frisou que o novo desembargador conhece as lutas dos advogados e isso deve ajudá-lo no novo posto.

Em seu discurso, Paes revelou que Fabio Ferrario lhe pediu que a OAB-AL desse impresso o voto de felicitação que o fez quando foi nomeado. Ferrario teria dito que vai colocar o voto em quadro em seu gabinete, para lembrar sua origem.

Já o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, afirmou que Fábio Ferrario chega pronto ao TJ-AL. "Atuante, corajoso, destemido, humano, sábio. Pronto para atuar como magistrado e engrandecer o Tribunal de Alagoas. Somar, multiplicar, nunca diminuir". Martins ainda lembrou que Ferrario tem vasto conhecimento intelectual e humanitário.

Fábio Ferrario discursa após a posse
Fábio Ferrario discursa após a posse | Foto: Caio Loureiro/Dicom TJAL

DISCURSO APÓS A POSSE

Ao discursar como desembargador já empossado, Fábio Ferrario pediu palmas para a advocacia alagoana. “A vitória é toda dela [advocacia] e a ela eu rendo todas minhas homenagens e devoto o meu mais profundo reconhecimento. Estou tomado, realmente, de emoção”, declarou. “Hoje é um dia de agradecimento. Chego a esta casa com o coração repleto de alegrias e gratidão. O homem que não tem gratidão não chega a lugar algum.”, completou.

Ferrario agradeceu a Deus, ao pai, à mãe, à esposa e à filha. O novo desembargador renovou o compromisso de agir com justiça para com o povo alagoano. Em seu discurso, Ferrario rememorou momentos e, individualmente, citou e recordou de momentos com os colegas desembargadores.

O novo desembargador lembrou que começou sua história a poucos passos do prédio do TJ-AL, em um pequeno escritório no mercado, em cima de uma padaria. “Tenho orgulho de toda a minha caminhada e plena ciência de que o meu maior desafio começa agora”, afirmou Ferrario. O novo desembargador declarou ainda que jamais esquecerá o juramento que fez como advogado. “A vida e a advocacia me prepararam para este momento. Não tem tempo para erros ou vaidades. Não posso falhar, não quero falhar, não vou falhar”, prometeu.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Klever Loureiro, ressaltou que a posse de Fábio Ferrario é o término de um projeto de ampliação do tribunal pensado em sua gestão. Ele lembrou que Ferrario vai compor a 4ª Câmara Cível, que já conta com mais de 12 mil processos.

Loureiro afirmou que o novo desembargador chega à corte para contribuir com seu talento próprio e conhecimento indiscutível. “A ocasião é de alegria para a corte que se engrandece com a presença do novo desembargador”, disse o presidente do TJ-AL.

CURRÍCULO

Atuando na advocacia desde 1990, Fábio Ferrario foi procurador-geral da Assembleia Legislativa do Estado e desempenhou a função de juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), na vaga destinada aos juristas. Foi membro do Conselho Estadual de Segurança (Conseg) e membro fundador do Instituto de Direito Eleitoral de Alagoas (Idea).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas