Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Em visita oficial ao Brasil, Evo Morales é recebido por Dilma no Planalto

Presidente boliviano passou em revista às tropas e subiu rampa do palácio. Segundo assessoria, Brasil e Bolívia não assinarão acordos de cooperação

Em visita oficial ao Brasil, o presidente da Bolívia, Evo Morales, foi recebido nesta terça-feira (2) pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Ele passou em revista às tropas militares, subiu a rampa do palácio e posou para foto ao lado da presidente.

O último encontro entre Dilma e Evo ocorreu na semana passada, durante a Cúpula dos Estados Latino-Americanos (Celac), no Equador, quando posaram para a foto oficial do evento um do lado do outro.

Leia também

Após Evo chegar ao Planalto, Dilma e o colega boliviano seguiram para a chamada reunião ampliada, da qual participam ministros e representantes dos dois governos. Ainda nesta terça, os dois farão uma declaração à imprensa e seguirão para o Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, onde almoçarão juntos.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, mesmo com a visita de Evo a Brasília, os dois países não assinarão acordos de cooperação.

Segundo o Itamaraty, o Brasil é o principal parceiro comercial da Bolívia, por ser o primeiro destino das exportações do país, principalmente do gás natural. Em 2015, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o fluxo comercial entre os dois países somou R$ 3,9 bilhões.

Em janeiro do ano passado, Dilma chegou a trocar sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), para comparecer à cerimônia de posse de Evo em La Paz, capital boliviana.

A última visita dele ao Brasil, contudo, ocorreu em julho de 2015, quando os presidentes do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) se reuniram em Brasília com os chamados Estados Associados do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru).

'Golpe'

Em dezembro do ano passado, cerca de duas semanas após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acolher pedido de impeachment de Dilma, Evo Morales saiu em defesa da colega brasileira e falou em tentativa de "golpe" parlamentar no Brasil, mesma tese defendida pelos aliados da petista, que alegam não haver base jurídica para o afastamento dela do cargo.

"É um golpe parlamentar em amadurecimento, já aconteceu um golpe no Congresso do Paraguai e agora está acontecendo no Brasil", disse Morales na ocasião ao recordar a destituição por julgamento político do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo em 2012, então substituído por seu vice, Federico Franco.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas