Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Em resposta a Renan, Temer diz que PMDB 'não tem dono nem coronéis'

Vice-presidente divulgou uma nota para rebater acusações do senador. Presidente do Senado criticou interferência de Temer em disputa interna

Em resposta à declaração do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) de que oPMDB "tem muita culpa com o que está acontecendo" no governo, o vice-presidente Michel Temer divulgou na tarde desta quarta-feira (16) uma nota assinada pela assessoria do partido alfinetando o colega de Alagoas. No comunicado, Temer, que é o presidente nacional do PMDB, afirmou que seu partido "não tem dono nem coronéis".

Naentrevista concedida no Senadona qual criticou a postura da legenda governista, Renan Calheiros reclamou da decisão da executiva nacional do PMDB demudar as regras para filiação, uma manobra para inviabilizar o retorno do deputado Leonardo Picciani (RJ) à liderança do PMDB na Câmara. Aos jornalistas, o senador alagoano culpou Temer pelas mudanças.

"É correta a afirmação de que o PMDB não tem dono. Nem coronéis. Por isso, suas decisões são baseadas no voto. O resultado apurado na reunião de hoje da Executiva foi de 15 votos a favor da resolução e dois contrários, resultado revelador de ampla maioria. Decisão, portanto, democrática e legítima", escreveu Temer na nota.

Além de criticar a interferência do vice-presidente da República na disputa interna do PMDB, Renan acusou Temer de, na época em que comandou a articulação política do Palácio do Planalto, ter se preocupado "apenas com o RH", em uma referência às articulações para indicar apadrinhados políticos para cargos de segundo e terceiro escalão do governo.

?Olha, eu acho que o PMDB tem muita culpa. Quando o PMDB foi chamado para coordenar o processo político do governo da coalizão, o PMDB se preocupou apenas com o RH. Eu adverti sobre isso na oportunidade. O PMDB perdeu a oportunidade de qualificar sua participação no governo. O PMDB também tem muita culpa, o governo tem, claro, mas o PMDB também tem muita culpa com o que está acontecendo", disse Renan.

Ele continuou a declaração criticando a decisão desta quarta da Executiva Nacional da sigla. "Fazer reunião para proibir, um partido democrático, um partido democrático, que não tem dono, que se caracteriza por isso, fazer reunião para proibir a entrada de deputado, isso é um retrocesso que deve estar fazendo o Dr. Ulysses [Guimarães] tremer na cova", completou.

Renan chegou a culpar o presidente da sigla, o vice-presidente da República, Miche Temer, pela alteração nas normas internas da legenda. "O presidente Michel é o presidente do partido. Se alguém tem responsabilidade com relação a isso [mudança das regras de filiação] é o presidente Michel", declarou.

Momentos depois, em outra entrevista a jornalistas, Renan voltou a comentar a alteração para filiação de deputados federais, afirmando que a mudança foi feita "em benefício de alguém".

"A partir do momento que uma Executiva estabelece que só pode entrar quem a Executiva quiser, ela está barrando o crescimento do próprio PMDB, em beneficio de alguém. Eu não sei, eu não sei em benefício de quem. [...] O PMDB ressuscitar a essa altura do campeonato o centralismo democrático para barrar deputado, isso é um horror, um retrocesso e a direção do partido tem responsabilidade com isso, sim", disse.

Leia a íntegra da nota divulgada pela assessoria de imprensa do PMDB:

Sobre as declarações do presidente do Senado, cabe destacar que:

1 - A Comissão Executiva Nacional do PMDB é órgão colegiado com plena competência para tomar decisões que preservem o partido de manobras e artimanhas que quebrem artificialmente a vontade expressa legitimamente pelas suas instâncias internas. Neste momento, os disputantes da Liderança na Câmara dos Deputados buscavam filiar deputados transitórios apenas para assinarem lista de apoio. Isto fragilizaria o PMDB. Por isso, a decisão da Executiva de evitar tais procedimentos.

2 - É correta a afirmação de que o PMDB não tem dono. Nem coronéis.Por isso, suas decisões são baseadas no voto. O resultado apurado na reunião de hoje da Executiva foi de 15 votos a favor da resolução e dois contrários, resultado revelador de ampla maioria. Decisão,portanto, democrática e legítima.

3 - O deputado Ulysses Guimarães foi a maior liderança do PMDB. Qualquer jovem peemedebista sabe que seu desaparecimento se deu em um acidente em Angra dos Reis, em 1992. Seu corpo repousa no fundo do mar e devemos manter o respeito à sua história e sua memória, sem evocar seu nome em discussões que em nada enobrecem seu exemplo de retidão, honestidade e decência para todo o PMDB.

Assessoria de Imprensa do PMDB

Tags