Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Eleito para a prefeitura, JHC celebra vitória ao lado de eleitores na Jatiúca

Pessebista foi carregado por apoiadores ao som dos jingles da campanha

Após falar à imprensa em um hotel da capital, o prefeito eleito de Maceió, JHC (PSB), foi recebido por apoiadores com gritos de celebração, na noite deste domingo (29), na Avenida Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, na Jatiúca. O pessebista foi pego nos braços e conduzido até o trio elétrico, onde, novamente, discursou e chamou o povo para uma festa de comemoração.

As músicas no local enfatizavam a vitória obtida contra o grupo político do atual prefeito Rui Palmeira (Sem Partido) e do governador Renan Filho (MDB). "Eles achavam que iam a todo custo tomar essa eleição", disse o prefeito eleito para a multidão de apoiadores, que no pronunciamento já havia criticado o que considerava arrogância de seu rival e de seus padrinhos políticos ao ter a vitória como certa.

Em carreata, o prefeito eleito seguiu para o bairro do Jaraguá. Ele prometeu receber todos os eleitores para receber as felicitações e fazer fotos. O grupo que festejava a vitória era formado, na maioria, por jovens.

A ELEIÇÃO

Com 58,64% dos votos, JHC (PSB) derrotou os Calheiros (senador Renan e o governador Renan Filho) e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, sendo eleito como novo gestor a partir de 2021. O vice eleito é Ronaldo Lessa (PDT). Alfredo ficou em segundo lugar com 41,36% dos votos.

Ao total, foram 222.147 votos para JHC contra 156.704 votos para Alfredo Gaspar. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27,81% dos maceioenses não compareceram às urnas neste domingo. Além disso, foram 2,97% (12.706) votos brancos e 8,44% (36.092) votos nulos

HISTÓRICO DE DERROTAS DOS CALHEIROS

Mais uma vez, Maceió disse não a uma candidatura apoiada pelos Calheiros. O rosário de derrotas dos Calheiros em busca da Prefeitura de Maceió não é de hoje; arrasta-se desde 1988, quando Renan Calheiros perdeu para Guilherme Palmeira. Em 1992, Renan apoiou Téo Vilela e nem foi para o 2º turno: deu Ronaldo Lessa. Em 1996, mais uma derrota. Renan apoiou Albérico Cordeiro e, novamente, nem foi para o 2º turno: Kátia Born foi eleita. Em 2000, Renan apoiou Régis Cavalcante, mas Kátia Born acabou sendo reeleita.

Em 2004, Renan apoiou José Wanderley e nem chegou ao 2º turno. Os maceioenses escolheram Cícero Almeida. Em 2008, nova derrota: Renan apoiou Solange Jurema, mas Cícero Almeida foi reeleito. Em 2012, Renan apoiou Lessa, que teve a candidatura impugnada a 4 dias da eleição e acabou dando Rui Palmeira. Em 2016, Renan apoiou Cícero Almeida e Rui foi reeleito. Agora, em 2020, Renan Calheiros lançou Alfredo Gaspar e Maceió, mais uma vez, disse não a ele.

Tags