Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Eleição será em estilo duelo em 36 municípios de Alagoas

Apenas dois candidatos a prefeito se registraram na Justiça Eleitoral para disputar o cargo nessas cidades

Dos 102 municípios de Alagoas, 36 terão eleições para prefeito no estilo duelo, ou seja, apenas dois candidatos se registraram na Justiça Eleitoral para disputar o comando dessas cidades. O MDB é quem mais lidera entre os partidos nessa disputa nas urnas com jeito de embate: a legenda tem candidatos em 22 dessas 36 cidades, onde rivaliza com o PTB, Progressistas, Cidadania, PMN, PSB, PL e DEM, só para citar alguns.

Esse mapeamento foi feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pode ser consultadoaquieaqui, incluindo os nomes das cidades alagoanas onde os eleitores não devem ter muito trabalho para escolher um nome na urna eletrônica ao votar para prefeito. Essas 36 cidades somam 545.596 habitantes e um total de 404.694 eleitores.

Leia também

"Estes embates refletem bem os partidos políticos com mais número de prefeitos no Brasil nos últimos anos. São partidos que possuem bases municipais bem sólidas, embora alguns tenham mudado de nome nos últimos anos, mantem uma forte organização municipal", diz o texto do levantamento da CNM.

O Estado com o maior número de embates será o Piauí (137, 61%), seguido do Rio Grande do Sul (275,55%), Paraíba (120,54%) e Santa Catarina (136,46%). Quanto aos partidos que vão duelar, o MDB x PP estarão disputando em 133 cidades, seguidos do PP x PSD em 80, o MDB x PSDB em 77, o MDB x PSD em 60, o PDT x PP com 55, o PP x PT em 52, o DEM x MDB com 49, o MDB x PDT com 47, MDB x PL com 43 e o PSD x PT com 41.

A população que decidirá entre dois candidatos em 2.069 municípios do País alcança 20,9 milhões de pessoas, ou 10% da população brasileira - serão 16,4 milhões de eleitores sendo disputados nestas cidades pelos candidatos a prefeito.

Apesar das constatações com base nos dados da Justiça Eleitoral, esse cenário ainda é preliminar, pois após o registro dos candidatos, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) ainda vai homologar cada um dos postulantes ao cargo, podendo haver indeferimentos que podem até mesmo resultar em cidades com um só candidato a prefeito.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas