Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Dudu Holanda é condenado a 3 anos e 5 meses de prisão por agressão

Pena, que deve ser cumprida em regime aberto, é relativa à mordida na orelha de Paulo Corintho

O deputado estadual Dudu Holanda (PMDB) foi condenado a três anos e cinco meses de prisão e perde os direitos políticos devido à agressão cometida em 2009 contra o então vereador Paulo Corintho (PDT). Os dois se desentenderam em uma festa e Dudu arrancou, com uma mordida, um pedaço da orelha do à época colega parlamentar.

O processo foi transitado em julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e remetido novamente para o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para que seja dada baixa definitiva. A decisão da ministra Laurita Vaz diz que o recurso do deputado foi impetrado fora do prazo legal de 15 dias.

Leia também

Segundo o advogado de Corintho, Gustavo de Macedo, o pedido de condenação por lesão corporal foi impetrado pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL). "A defesa dele recorreu, mas o recurso não foi reconhecido e eles perderam, portanto, a decisão que condenou foi transitado em julgado e não há mais como recorrer".

Com a condenação criminal, Holanda fica com os direitos políticos suspensos e não pode se candidatar enquanto estiver cumprindo a pena. A decisão, porém, não afeta o atual mandato dele na Assembleia Legislativa e, como a pena é inferior a quatro anos, deve ser cumprida em regime aberto.

"Em tese, ele será monitorado, talvez até com uma tornozeleira, e ficaria proibido de sair à noite e nos finais de semana. Mas quem vai estabelecer as penas é o juiz", esclarece o advogado Gustavo de Macedo, acrescentando que isso só será definido quando o magistrado for comunicado, provavelmente ano que vem devido ao recesso.

Além do processo criminal, o ex-vereador Paulo Corintho ingressou também com um pedido de indenização, que ainda aguarda julgamento. A ação, que não estabelece um valor determinado, segue em primeira instância e não tem data marcada para que seja julgada.

A defesa do ex-parlamentar comemora a condenação em última instância. "Depois de tanto tempo acho que contempla o que gostaríamos. Ele vai ser punido, foi condenado e vai ter todo esse transtorno na vida dele, que é um político", aponta o advogado.

A assessoria de Dudu Holanda afirmou que ele ainda não tem conhecimento da decisão e que não vai se pronunciar a respeito.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas