Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Dilma Rousseff pede apoio a Espanha para libertar Lula da prisão

Ex-presidente pediu apoio de partidos políticos durante sua participação nas comemorações do 130º aniversário da UGT em Madrid

A antiga Presidente do Brasil Dilma Rousseff pediu hoje o apoio dos partidos políticos, sindicatos e sociedade civil espanhola para conseguir a libertação do ex-Presidente Lula da Silva e acusou o atual Governo de manipular a verdade.

"Lula é inocente... Nesta democracia, a primeira vítima é a verdade", afirmou Dilma Rousseff durante a sua participação nas comemorações do 130.º aniversário da UGT em Madrid, onde protagonizou uma demonstração de apoio a Lula da Silva.

Leia também

Dilma Rousseff agradeceu o apoio da UGT - União Geral dos Trabalhadores e do seu secretário-geral, Pepe Álvarez, que tem agendada uma visita, em 10 de outubro, a Lula da Silva, na prisão.

A antiga Presidente brasileira reiterou que o Presidente Jair Bolsonaro participou num golpe de Estado disfarçado, face a um possível retorno de Lula da Silva ao poder, apesar de "não ter havido tanques nas ruas".

O golpe de Estado de Bolsonaro foi feito com ataques "progressivos à democracia, ao sistema judicial e ao sistema parlamentar", defendeu.

"Estamos perante um padrão diferente de golpe de Estado, com outra forma e outra ação", disse, alertando para que o Brasil está a presenciar o emergir do neofascismo e da agenda neoliberal.

Rousseff acusou também o atual Governo de não proteger os direitos dos trabalhadores e de se dedicar a fazer reformas laborais "duras" e "a desnacionalizar" as empresas públicas.

Segundo Dilma Rousseff, Bolsonaro quer vender a Petrobras, empresa que, na sua opinião, é "a joia da coroa do Brasil", já que conseguiu produzir tecnologia própria para extrair petróleo de alta qualidade, sublinhando que isso aconteceu durante o seu mandato e o de Lula da Silva.

Rousseff também acusou Bolsonaro de "destruir deliberadamente" a Amazónia para "vender madeira" e lembrou que "o Brasil sem a Amazónia não é o Brasil".

A vice-primeira-ministra espanhola, Carmen Calvo, que encerrou as jornadas de aniversário da UGT, admitiu que o Governo de Madrid está "preocupado com o progresso dos discursos da extrema direita em todos os países do mundo e também no Brasil".

Carmen Calvo desejou à antiga Presidente do Brasil "muita sorte e muito ânimo para o trabalho que faz no seu país".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas