Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Dilma desiste de ir a ato político para buscar votos contra impeachment

Presidente havia confirmado presença em ato com simpatizantes em Brasília

A assessoria do Palácio do Planalto informou que a presidente Dilma Rousseff cancelou o encontro previsto para a manhã deste sábado (16), em Brasília, com um grupo de integrantes de movimentos sociais contrários ao processo de impeachment, que se autodeclaram "Movimentos Populares pela Democracia e Contra o Golpe".

Segundo a Presidência, Dilma dedicará o dia para comandar reuniões com parlamentares, na tentativa de garantir os votos necessários para que a Câmara não aprove o seu afastamento.

Leia também

participação de Dilma no ato estava prevista desde a última quinta (14) e chegou a constar da agenda oficial da presidente, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social na noite desta sexta (15). Apesar de a presidente ter desistido de ir ao encontro com os militantes contrários ao impeachment, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao evento.

Na noite desta sexta, o Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nas redes sociais um vídeo gravado por Dilma no qual a presidente critica o processo de impeachment. Em sua fala, a petista voltou a chamar os coordenadores do movimento pró-impeachment de "golpistas" e reiterou que não há fundamento jurídico para ser afastada do comando do país.

Inicialmente, a gravação seria veiculada em cadeia nacional de rádio e TV, mas, segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, orientou Dilma a desistir do pronunciamento para não gerar "polêmica".

De acordo com o governador maranhense, que se reuniu com a presidente nesta sexta no Planalto, o "foco" da petista tem de ser o diálogo com os parlamentares da base para que eles votem contra o impeachment.

Desde a manhã desta sexta (15), deputados favoráveis e contrários ao impeachment têm se revezado na tribuna da Câmara para se posicionar sobre o processo de afastamento. Os deputados devem votar em plenário, neste domingo (17), se abrem ou não o processo de impeachment.

Michel Temer

O vice-presidente da República, Michel Temer, decidiu retornar neste sábado para Brasília. Ele havia viajado nesta para sua residência em São Paulo e, inicialmente, pretendia ficar o fim de semana longe do Congresso Nacional, onde os deputados discutem a abertura do processo de afastamento de Dilma.

Mais cedo, em sua conta pessoal no microblog Twitter, o vice-presidente escreveu que, se assumir o comando do Planalto em substituição a Dilma, não vai acabar com o Bolsa Família e vai manter todos os programas sociais.

"Leio hoje nos jornais as acusações de que acabarei com o Bolsa Família. Falso. Mentira rasteira. Manterei todos programas sociais", escreveu o vice.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas