Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputados reagem a ataque de Santoro à Assembleia e criticam alta tributação de combustível em Alagoas

Parlamentares cobram urgente revisão da pauta fiscal do Estado, por meio da qual seria possível baixar o preço

O discurso contundente da deputada Ângela Garrote (PP) foi o estopim de uma reação generalizada do plenário da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) a um ataque ao Parlamento feito pelo secretário estadual da Fazenda, George Santoro. O gestor afirmou que os deputados têm discurso vazio, quando foi alvo de críticas acerca da alta tributação de combustível praticada em Alagoas. No revide, durante a sessão ordinária desta terça (30), os parlamentares cobram urgente revisão da pauta fiscal do Estado, por meio da qual seria possível baixar o preço dos combustíveis.

Unânime, a Casa entende que o valor do litro da gasolina e do óleo diesel estipulado pelo Governo do Estado para a incidência do ICMS [Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação] é, frequentemente, muito superior ao que é praticado pelos donos dos postos. A medida, segundo os deputados, é para garantir grande arrecadação.

Leia também

Os parlamentares disseram compreender que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), já reduziu as taxas que incidem sobre o preço que compete ao Governo Federal. Na contramão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), comandada por Santoro, tem mantido a tributação às alturas.

De acordo com Ângela Garrote, o Estado está ganhando mais, na arrecadação, do que o lucro registrado pelos proprietários dos postos de combustíveis. “Eu quero dizer a Santoro que o lucro do Estado pelo litro de gasolina fica em R$ 1,60. Por outro lado, o lucro dos donos dos estabelecimentos alcança R$ 0,29”.

“Então, desde quando o secretário Santoro disse que esta Casa tinha o pronunciamento vazio, que eu não durmo direito. Percorri o estado todo para procurar encher a minha barriga, como a dele está cheia. Só culpam o presidente Bolsonaro, mas eu queria voltar hoje para dizer que foram duas diminuições do presidente Bolsonaro às taxas dos combustíveis. Por ironia do destino, o nosso governo estadual não reduziu nada”, acrescentou a deputada.

Garrote ironizou ao afirmar que Santoro veio de uma escola espetacular no Rio de Janeiro. “Quero dizer que a forma que fez o Santoro foi jogada no lixo, na Ponte Rio-Niterói, porque só tem ele, com toda a sabedoria, junto com o governador Renan Filho. Quando ele saiu do Rio deixou lá a taxa de 34% de ICMS, quando aqui é de 29%. Tenho certeza de que esta Casa não vai deixar isto acontecer aqui. Os donos de postos disseram a mim que Santoro colocou ‘folhas’ no Ministério Público, e o Ministério Público se calou. Mas, ele não vai colocar folha e nem jornal na boca da deputada Ângela Garrote. Vou até o fim”.

Em aparte, Davi Maia (DEM) chamou de infantil a atitude de Santoro em atacar o Parlamento. “Todos os dias, ele está nas redes sociais fazendo comentários e falando sobre arrecadação. Enquanto ele comemora, muitos estão quebrando no Estado. Quem é ele para criticar a Assembleia Legislativa? Só segue o exemplo do governador, tornando-se o blogueiro oficial do Estado e fazendo parte de um governo que não fala a verdade, postando asneiras o tempo todo”.

Cabo Bebeto (PTC) classificou a equipe formada por Renan Filho de hipócrita. Já Leo Loureiro (PP) afirmou que o secretário da Fazenda parece ser ignorante ao trabalho da Casa de Tavares Bastos. Inácio Loiola (PDT) disse que Santoro ofende o Parlamento ao dizer que os deputados têm discursos vazios e cobrou do governo mais afinidade com a Assembleia.

Outra que se pronunciou foi Jó Pereira (MDB). A parlamentar rebateu o ataque do secretário com uma crítica direcionada. “Vazio está o bolso dos alagoanos que precisam pagar caro pelo litro do combustível. Mas, isto é o resultado de um governo que não dialoga com o Parlamento, mesmo esta Casa contribuindo com sugestões para que todas as decisões que interferem no preço do combustível sejam tomadas da melhor maneira, sem afetar o bolso do contribuinte”.

Bruno Toledo (PROS) classificou a atuação de Santoro e de Renan Filho de midiática. “Em 2017, numa ação de fiscalização do Procon Estadual, o governador disse que, a partir daquele instante, o Estado iria vender a gasolina mais barata do País. Foi lançado o desafio para que a pauta fiscal fosse reduzida, mas o que vemos é só o aumento da incidência sobre o ICMS. Governador prefere decisões difusas para dizer que vai fazer e acontecer, quando o mais prejudicado é o consumidor”.

Galba Novaes (MDB) e Antonio Albuquerque engrossaram as críticas, enquanto o líder do governo na Casa, deputado Silvio Camelo (PV), tentou amenizar a pancada. Segundo ele, o preço dos combustíveis sofre influência da política econômica externa, como o valor do barril de petróleo e do dólar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas