Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputados querem explicação da Equatorial Alagoas sobre reajuste na conta

Parlamentares alegam que compradora da Ceal não tem autonomia para definir o reajuste na tarifa

Repercutiu mal na Assembleia Legislativa de Alagoas o anúncio de aumento da tarifa de energia elétrica pela empresa Equatorial, que assumiu nesta semana o controle da Ceal após sua privatização. O deputado Davi Maia (DEM) protocolou um pedido de convocação da direção da empresa para que os diretores expliquem os motivos que sustentam o reajuste.

Em discurso na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (20), Maia disse que a responsabilidade pelo aumento não pertence à empresa, mas à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"Até onde sabemos, é a agência quem apresenta a necessidade de reajuste e não o comando da empresa. Por isso, estamos protocolando um pedido para que venha aqui prestar esclarecimentos", explicou Maia.

O pedido de resposta foi feito durante pronunciamento do deputado Silvio Camelo (PV), que também se posicionou contra o reajuste das tarifas em Alagoas. O parlamentar também demonstrou preocupação com a informação de que a empresa também vai colocar em prática um Plano de Demissão Voluntária (PDV).

"A empresa chega aqui e no primeiro pronunciamento já fala em aumento de tarifa, como também projeta uma série de demissões dos funcionários? Justamente num momento em que a empresa tem muitos profissionais com idade avançada e não encontrarão mais espaço no mercado de trabalho", analisou Camelo.

Sivlio Camelo afirmou, ainda, que vai se mobilizar na Assembleia para que o reajuste não ocorra e não penalize ainda mais os consumidores alagoanos que, no ano de 2018, já foram vítimas de outros aumentos.

Em nota enviada à imprensa, a Equatorial Energia Alagoas informou que o reajuste periódico da tarifa de energia elétrica é definido pelo órgão regulador do setor elétrico no País, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a partir das regras fixadas no contrato de concessão e nos regulamentos da Agência.

"O edital de leilão da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) previu o reajuste da tarifa do Estado em até 45 dias após a posse do novo controlador, ocorrida na última segunda-feira (18). Os processos de reajuste ou revisão tarifária acontecem com o objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, e assim assegurar a qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica à sociedade. Apenas cabe à Equatorial Energia Alagoas aplicar as tarifas definidas pela Aneel por meio de suas Resoluções", diz a nota.

Tags