Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputados criticam falta de atendimento nos Centros de Síndromes Gripais

Enquanto estruturas do governo permanecem fechadas, UPAs estão lotadas de pacientes

O aumento nas últimas semanas dos casos de gripe e Covid-19 na capital, após as festas de fim de ano, tem provocado superlotação em todas as Unidades de Pronto Atendimento da capital. Mesmo com a confirmação de dois casos da variante Ômicron, o Governo do Estado ainda não reabriu os Centros de Triagem de Síndromes Gripais. O caso deixou indignado o deputado estadual Cabo Bebeto (PTC) e Dudu Ronalsa (PSDB), que apoiam retomada dos atendimentos especializados.

"É até chato falar sobre isso. Porque se temos a central para separar os casos e dizer o que uma pessoa tem e outra tem, ele (governo) fica com ela fechada. Aí sem elas, as pessoas vão para a UPA onde ficam mais confinadas e terminam superlotando um serviço que não é só para isso. Na Central era diferente, porque era mais direcionado: gripe, Covid-19 etc. Aí, agora deixa tudo pra UPA, todo mundo junto de novo para dar o rolo que tá dando", criticou o parlamentar.

Essas unidades foram consideradas estratégicas durante o avanço da segunda onda de coronavírus no ano passado. Em entrevista coletiva, o governador Renan Filho (MDB), na semana passada, ao lado do secretário Alexandre Ayres, chegou a falar na retomada dos serviços, mas, até o momento, isso não aconteceu.

"Mas o chato disso aí é mais uma vez, os caras não têm compromisso com a solução. Gostam do problema. Esse é o problema de Alagoas. Se tiver dez caminhos, o governo escolhe o pior caminho. Não tem nem o que dizer especificamente. Chega a ser desgastante ficar falando disso e bater nessas coisas", desabafou Bebeto.

No auge do atendimento, a capital chegou a ter esse atendimento especializado em três locais: no Ginásio do Sesi, Benedito Bentes e Graciliano Ramos. Os números indicam a necessidade do serviço. Do dia 1º até o dia 6 de janeiro, saltou de 2.489 para 4.947 os casos em investigação, um aumento de 98,7%. 

Os dados integraram o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na primeira semana do ano. Neste mesmo período, 276 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

Urgência

Por isso, o deputado Dudu Ronalsa (PSDB) também questiona a falta de atendimento especializado. Atento as demandas da saúde não hesitou em também faz pressão para a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) garanta o funcionamento dos centros de triagem. O parlamentar defendeu urgência no agendamento.

"Sim, sou a favor da reabertura da Unidade de Síndrome Gripais, no Sesi. Se as Unidades de Saúde se encontram lotadas, as pessoas precisam de urgência no atendimento. Espero que a Secretaria de Saúde agilize este processo", disse Dudu.

Ele lembra, também, que o fato de não existir uma acomodação adequada, a superlotação torna as UPAs um ambiente de risco de contaminação para quem busca atendimento e, até mesmo, para os profissionais.