Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputado apresenta PL que veda trans de disputarem partidas oficiais

Pela proposta, o sexo biológico deverá ser o único critério para a definição de gêneros de competidores de partidas esportivas

O deputado bolsonarista Cabo Bebeto (PL) apresentou um projeto (PL 232/2022) que aponta o sexo biológico como único critério para a definição de gêneros de competidores de partidas esportivas oficiais realizadas em todo o território de Alagoas. Pela proposta, homens e mulheres trans não poderão disputar competições oficiais que não sejam de suas identidades biológicas.

"Nós não precisamos ter o problema para agir. Como estamos vendo isso crescendo em outros países e no Brasil, nós não queremos essa desigualdade aqui. Então, antes que ocorra, estamos nos prevenindo com esse projeto de lei", disse o parlamentar.

A matéria foi lida, em plenário, pelo deputado Francisco Tenório (PP), durante o grande expediente da sessão desta terça-feira (14). O projeto foi protocolado hoje e agora começa a tramitar nas comissões da Casa, que irão apreciar sua constitucionalidade da proposta. O tema abordado é uma das pautas defendidas pelos integrantes do PL, em todo o País.

Artigos Relacionados

Cabo Bebeto fez questão de ressaltar que no PL também consta que pode, sim, haver campeonatos de pessoas trans. “Não há problema algum”, disse e destacou que pessoas trans também podem competir quando houver categoria mista.

Porém, o PL, caso seja aprovado, define que em Alagoas fica proibido que homens disputem com mulheres.

“O que queremos é igualdade entre os sexos e que ambos, de acordo com a sua estrutura física, seu treinamento, seu preparo e sua técnica, disputem numa normalidade com seus semelhantes e que vença o melhor”, afirmou o deputado.

Cabo Bebeto destacou que “o objetivo é proteger, principalmente a mulher, que está sendo colocada de lado, há muito tempo”.

Estatuto da Mulher

Também na sessão ordinária desta terça-feira, a deputada Rose Davino (PP) usou a tribuna para convocar a bancada feminina da ALE para a criação de um Estatuto da Mulher. Isto porque, conforme levantamento feito por sua equipe, no momento, há 30 projetos no Legislativo que foram aprovados e nunca foram colocados em prática.

"Fiz um requerimento para que pudéssemos compor um comissão para fazer um Estatuto da Mulher. Quando cheguei, eu fiz um levantamento e são mais de 30 propostas que não saíram do papel. Todos maravilhosos, mas nenhum colocado em prática. Não há cobrança e nem eficácia. Só há um estatuto no Rio de Janeiro, na cidade de Queimados. Em 2003, foi protocolado um requerimento na Câmara dos Deputados, mas, em 2025, foi arquivado. O cenário está crítico", afirmou Rose.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas