Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputado aponta subutilização de hospital de campanha e diz haver leitos ociosos

Segundo parlamentar, unidade construída pelo Governo de AL estaria com uma média de apenas 4 atendimentos por dia

Após visitar o Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, montado no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá, em Maceió, o deputado Cabo Bebeto (PSL) afirmou, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa (ALE) desta terça-feira (16), que a estrutura do mesmo está, em grande parte, ociosa e que não tem atendido o povo alagoano de forma efetiva

Na oportunidade, o parlamentar apontou que, durante visita, foi acompanhado pelo secretário de Saúde do estado de Alagoas, Alexandre Ayres, e detectou que o hospital estava com grande parte da sua demanda de leitos ociosa. Para o deputado, o hospital de campanha poderia ser opção para desafogar superlotação encontrada na rede pública.

Leia também

"Desde o início do funcionamento do hospital, há 100 dias, 25 pessoas foram atendidas, sendo apenas um terço da capacidade da estrutura utilizada. São 90 leitos ociosos e subutilizados. Há vídeo e relatos que mostram que o Hospital Geral do Estado (HGE) está superlotado; se tirar um paciente de cada enfermaria e transferir para o hospital de campanha, já ajuda", disse o deputado.

Bebeto questionou, ainda, a má gestão da verba pública e afirmou que o hospital tem sido utilizado, na verdade, como campanha para o próprio Governo do Estado, uma vez que não estaria, de fato, funcionando para a população.

"No momento, o hospital conta com 5 médicos atendendo apenas 30 pacientes. Esse é o cuidado com o dinheiro público? Por que não buscar mais pacientes, já que há estrutura para isso? O hospital é de campanha do Governo, porque, na prática, não tem funcionado para o povo. A estrutura é boa, mas lamento a subutilização. Vejo que precisamos de vagas de leitos e não sei por que insistem em não trazer mais pacientes para desafogar os hospitais públicos e, até mesmo, as UPAs", afirmou o parlamentar.

Em aparte, o deputado Silvio Camelo (PV) contestou os dados apresentados pelo deputado Cabo Bebeto e afirmou que o encaminhamento de pacientes para o hospital de campanha é feito através da Central de Regulação de Leitos.

"A conta não pode ser feita dessa forma, a maior rotatividade está nas centrais de atendimento. Quem regula essa questão de encaminhamentos para o hospital de campanha é uma equipe técnica de médicos", afirmou.

Já o deputado Davi Maia (DEM) apontou que, apesar do recente desafogamento de leitos clínicos na capital do estado, os municípios do interior apresentam um colapso no sistema de Saúde e que os leitos disponíveis no hospital de campanha poderiam ser utilizados como opção para reverter esta problemática.

Por fim, Bebeto afirmou não haver transparência na divulgação de dados referentes às evoluções dos pacientes do hospital de campanha e disse que fará um relatório da visita feita ao hospital e que entrará com uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para regulamentar a visita de deputados a prédios públicos, a qualquer tempo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas