Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputada Fátima Canuto é nomeada Procuradora da Mulher na Assembleia

A deputada estadual Fátima Canuto foi nomeada procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), nesta quarta (29). Na ocasião, ela defendeu a interiorização da Procuradoria Especial da Mulher, a fim de expandir a prevenção das violências contra mulheres em todas as cidades alagoanas e impulsionar o incentivo à participação feminina na política.

O ato da Mesa Diretora do Parlamento ainda designa como procuradoras adjuntas 1ª, 2ª e 3ª as deputadas Cibele Moura, Gabi Gonçalves e Rose Davino, respectivamente.

Leia também

A parlamentar, que presidiu a Comissão da Mulher na última legislatura, declara que ocupar esse cargo é uma grande responsabilidade, que será honrada com afinco ao longo dos próximos dois anos.

“Fico grata à Mesa Diretora da ALE, na pessoa do presidente Marcelo Victor, pela confiança. A Procuradoria Especial da Mulher ainda é recente no Parlamento, mas tem atribuições essenciais que visam à igualdade de gênero. Fazer um trabalho que envolva todo o estado, a partir da Procuradoria, é uma necessidade”, afirmou Fátima Canuto.

Implantado em 2019, o órgão atua na defesa e promoção da igualdade de gênero, da autonomia, empoderamento e representação das mulheres, bem como no enfrentamento a todas as formas de discriminação e de violência contra mulheres.

A interiorização da Procuradoria da Mulher, segundo a deputada Fátima Canuto, deve se dar por meio das Câmaras de Vereadores. Segundo a parlamentar, é dessa forma que será possível chegar a todos os municípios.

“Queremos estudar, pesquisar, entender, atender mulheres e promover debates e ações. A Procuradoria da Mulher da ALE será atuante e, para que esse trabalho chegue a todas as alagoanas, precisamos desse braço no interior por meio das Câmaras Municipais”, disse.

Conforme a resolução que cria a Procuradoria Especial da Mulher, compete a ela receber, acompanhar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas dos governos federal, estadual e municipal que visem à promoção de igualdade de gênero, autonomia, empoderamento e enfrentamento à violência; fomentar a participação e representação das mulheres na política; cooperar e construir parcerias com organismos públicos; promover pesquisas e estudos sobre a violência e discriminação contra mulheres; promover e implementar campanhas educativas, seminários e palestras referentes à temática de gênero no âmbito estadual; propor e integrar articulação de políticas transversais de gênero nos órgãos governamentais e da sociedade civil; dentre outros.

Mais pelas mulheres

Fátima Canuto é autora das leis da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Nº 8.531), do Código do Sinal Vermelho (Nº 8.397/2021), da denúncia de violência doméstica por aplicativo (Nº 8.404/2021) e da Lei que determina a divulgação da Lei do Minuto Seguinte (Nº 4.455/2021).

Também apresentou projeto de lei para a criação da Lei do Drink La Penha, que estabelece o protocolo de assistência a mulheres vítimas de violência doméstica em bares e restaurantes, facilitando e incentivando a denúncia, e a criação do Dia Estadual de Levante Contra o Feminicídio.

A parlamentar também é idealizadora da Casa da Mulher Pilarense e apresentou indicação para a implantação de unidades semelhantes em todos os municípios alagoanos.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas