Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

CoronaVac: MPF costura acordo e Maceió deve retomar vacinação após receber doses da SESAU

Município cobrava do Estado as demais doses da vacina, explicando que não recebeu a quantidade suficiente para concluir a aplicação da 2ª dose

Um acordo costurado pelo Ministério Público Federal (MPF) entre a Prefeitura de Maceió e o governo de Alagoas vai permitir que a segunda dose da CoronaVac seja aplicada nos próximos dias na capital alagoana. Em reunião nesta quinta-feira (29), o órgão pactuou que a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU/AL) repassará ao Município a quantidade de doses necessárias para cobrir a vacinação da CoronaVac.

A aplicação dos imunizantes é referente ao dia 25 de abril e o integral do dia 26 de abril, seguindo o novo prazo autorizado pela Resolução CIB n° 14/2021, que permite o intervalo de 28 dias entre doses.

Leia também

O acordo também determina que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá informar à SESAU a quantidade de doses que excedeu em razão de pessoas das pessoas que deixaram seus municípios para receber o imunizante em Maceió, o que teria acarretado a falta de doses para os maceioenses.

Para driblar os "invasores", a SMS apresentará a relação dos municípios de onde vieram pessoas em busca de vacinação na capital, além de passar a cobrar a apresentação do comprovante de residência.

A nota enviada à imprensa ainda informa que o MPF, através do GT Covid-19, informou que abriu um Procedimento Preparatório para apurar a falta de doses da vacina CoronaVac em Maceió, já que a falta do imunizante coloca em "risco a eficácia da vacinação por falta de segunda dose para maceioenses, diante do cenário de escassez de doses e atraso na remessa ao Estado de Alagoas."

Doses insuficientes

No dia 21 de abril, a Prefeitura de Maceió publicou um comunicado, suspendendo a aplicação da segunda dose da CoronaVac, alegando que não tinha recebido a remessa por parte do governo de Alagoas. Pouco tempo depois, o secretário Alexandre Ayres, da Saúde do Estado, se manifestou nas redes sociais, garantindo que as doses seriam enviadas.

Já no dia 22 de abril, o Município informou que recebeu 1.500 doses da CoronaVac e, imediatamente, abasteceu os oito pontos de vacinação. Porém, em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o quantitativo é insuficiente para a demanda prevista. “Maceió já está com toda sua estrutura pronta, aguardando apenas o cumprimento do envio das demais doses pelo Governo do Estado”, acrescentou a nota, enviada pela SMS à época.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas