Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Comissão do impeachment deve discutir parecer até 3h de sábado

Decisão foi tomada em reunião entre Rogério Rosso e os líderes partidários

Após reunião com os líderes partidários, o presidente da comissão especial do impeachment, Rogério Rosso (PSD-DF), disse nesta sexta-feira (8) que a discussão do parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) começará nesta tarde e será encerrada por volta das 3h da madrugada de sábado (9). Ao contrário do que se previa anteriormente, não haverá sessão no fim de semana. A votação ficará para segunda-feira (11).

O relatório a favor do impeachment foi apresentado na quarta-feira (6) por Jovair. Em seguida, foi concedido prazo de vista (mais tempo para análise) de duas sessões legislativas, que termina na tarde desta sexta.

Leia também

No total, a comissão especial é formada por 65 titulares e 65 suplentes. Cada um tem direito a discursar por até 15 minutos. Parlamentares não-membros também podem falar por dez minutos. Além disso, os líderes dos 25 partidos representados na Câmara podem pedir a palavra por cinco minutos.

Segundo Rosso, a lista parcial de inscritos já tem 108 nomes, incluindo 80 membros e 28 não-membros, além dos 25 líderes. Se todos usassem o tempo integral, daria mais de 26 horas de discursos. Com o encerramento às 3h, nem todos conseguirão falar.

"Por consenso de todos os líderes, depois do quarto dia consecutivo de entendimentos, nós vamos iniciar a sessão hoje às 15h, dando oportunidade para todos aqueles parlamentares falarem, vamos até as 2h ou 3h da madrugada, vamos encerrar já a discussão e, na segunda-feira, a partir da sessão de 10h entraremos em processo de votação do relatório", afirmou Rosso.

Segundo ele, a fase de debates terminará na madrugada de sábado mesmo que não dê tempo de todos os inscritos falarem. O presidente da comissão explicou que já há um requerimento para encerrar a discussão assinado por todos os líderes presentes à reunião. O requerimento precisará ser colocado em votação, mas existe um acordo para ser aprovado.

Havia uma polêmica entre deputados governistas e da oposição em estender a sessão pelo fim de semana. Parlamentares oposicionistas defendiam que os debates seguissem pelo sábado e o domingo, se fosse preciso. Aliados do governo, porém, eram contrários. Nos bastidores, o receio era de que, havendo sessão no fim de semana, pudesse atrair manifestantes a favor do impeachment.

Sobre a possibilidade de deputados que ficarem sem falar quererem acionar a Justiça, Rosso minimizou essa chance com o argumento que há um acordo entre as legendas. "A judicialiazação é absolutamente democrática e constitucional de quem entende que tem algum direito ferido. Mas a gente entende que está cumprindo à risca a regra do regimento e por consenso dos líderes da Casa", disse Rosso.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas