Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Collor diz que vai atuar para reduzir deficit habitacional e assegurar mais investimentos para Maceió

Senador disse estar atento às solicitações do Município e prometeu seguir trabalhando em parceria com a prefeitura

Enquanto participava, ao lado do prefeito JHC (PSB), da solenidade de entrega simbólica das chaves do Residencial Vale Bentes 2, no Benedito Bentes, na manhã desta sexta-feira (26), o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Collor (PROS), afirmou que vai atuar para reduzir o déficit habitacional e assegurar mais investimentos para Maceió.

Como ocupa posição de destaque no Congresso, o senador disse estar atento às solicitações do Município e prometeu seguir trabalhando em parceria com a prefeitura, para atenuar um dos maiores problemas sociais que a capital registra, que é, justamente, a falta de moradias aos mais carentes.

Leia também

“É uma alegria muito grande participar desta inauguração. Percebo a preocupação do prefeito JHC com as camadas mais vulneráveis da população, sobretudo a que vive na área do Benedito Bentes. Vamos apoiá-lo em tudo para permitir a liberação de recursos, de forma que o prefeito possa tocar as suas ações administrativas”, destacou Collor.

Collor elogiou o trabalho realizado pelo prefeito JHC
Collor elogiou o trabalho realizado pelo prefeito JHC | Foto: Edvan Ferreira

Ele elogiou o trabalho desenvolvido pela atual gestão municipal e disse ter total interesse em unir forças com outros parceiros em Brasília, para que o “prefeito JHC possa ficar marcado por aqueles que o colocaram na administração como um dos grandes construtores que Maceió já teve”.

“Agora, ele precisa correr atrás do que não feito no passado e que necessita, rapidamente, ser recuperado, e lançar os olhos e a sua visão de futuro para poder colocar Maceió contemporânea do seu tempo. É uma dupla missão, mas ele vai se sair muito bem”, aconselha o senador.

Collor também foi questionado sobre conversas de bastidores, já repercutidas na imprensa nacional, de que é um dos cotados para assumir o Ministério de Relações Exteriores. Ele negou que tenha recebido o convite.

“O meu objetivo é ser senador, cumprir com o papel para o qual a população me elegeu e trabalhar em função do desenvolvimento do povo de Alagoas. Fico muito sensibilizado com a lembrança do meu nome para ocupar uma posição tão expressiva, sobretudo em um momento como este de pandemia, mas não há nenhuma conversa a este respeito, a não ser os comentários que são feitos pela imprensa”, despistou.

Ele reforçou que este não seria o “momento para dar um passo como este, porque o compromisso continua sendo, prioritariamente, com o Estado e o povo de Alagoas”.

Suely Nascimento dos Santos recebe chave simbólica das mãos de JHC e Collor
Suely Nascimento dos Santos recebe chave simbólica das mãos de JHC e Collor | Foto: Edvan Ferreira

JHC destaca parceria com Collor

Já o prefeito da capital destacou, durante entrevista aos jornalistas, a parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, com a Caixa Econômica Federal (CEF) e com o senador Collor, em Brasília. Segundo JHC, o deficit habitacional em Maceió precisa ser enfrentado a partir da união de forças.

“Em tempo recorde, a prefeitura conseguiu desembaraçar esta obra para que os moradores tenham acesso às chaves a partir de agora. Semana que vem será feita a entrega de todas as chaves. O momento é de muita alegria por poder beneficiar 500 famílias que, agora, terão direito a um lar digno. Somos a segunda cidade em que as pessoas mais vivem de aluguel. É um desafio muito grande, e estamos trabalhando para entregar, não somente essas chaves, mas outras 2 mil casas”, ressaltou o prefeito.

JHC falou da parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para a regularização fundiária na capital. “Todo o diagnóstico para regularização fundiária urbana já está sendo feito para que as pessoas tenham a documentação de suas moradias. Com a papelada, elas podem conseguir investimento, transferir e financiar. São famílias inteiras de baixa renda, morando em locais inadequados, que impactam no nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Humano], mas estamos trabalhando para mudar esta realidade”.

Quanto ao Vale Bentes 2, o prefeito prometeu levar infraestrutura para a comunidade, como melhorias no transporte que atende a região, construção de escolas e de postos de saúde.

Para o secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, que representou o Ministério do Desenvolvimento Regional, este é o momento de prestar assistência à população. “Momento que o Governo Federal tem a oportunidade de prestar contas à sociedade brasileira, de como o recurso público está sendo utilizado. O Programa Casa Verde e Amarela veio para melhorar as condições de vida e avançar”, afirmou.

Secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos
Secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos | Foto: Edvan Ferreira

O secretário-adjunto de Habitação de Maceió, Eduardo Rossiter, destacou a importância da entrega da obra para as 500 famílias beneficiadas, ressaltando a determinação do prefeito JHC para assegurar uma moradia digna para os maceioenses de baixa renda. Rossiter também falou sobre a parceria com o senador Collor. Segundo ele, o parlamentar tem atuado em busca de investimentos federais para Maceió e diversos municípios. “Muito feliz em entregar nesta sexta 500 unidades habitacionais. Nas próximas semanas, vamos entregar outros conjuntos. Nossa determinação é para garantir moradia digna para quem mais precisa”, expôs Rossiter.

Sonho realizado

Sueli Nascimento dos Santos, 42 anos, chegou cedo ao pátio do Vale Bentes II para receber a tão sonhada chave do imóvel. Ela contou que não dormiu direito de tanta ansiedade. Acompanhada da filha Júlia,  de 5 anos, falou que mora de aluguel no Benedito Bentes e paga R$ 350 por mês. 

“Há muito tempo sonho com minha casinha. Hoje meu sonho está sendo realizado, nunca perdi a esperança. Hoje é um dia de vitória, dia de alegria, só Deus. Eu dizia sempre: um dia chega minha vez de não me mudar mais”, conta.

Alexandra Guilherme de Oliveira vai fazer  20 anos em abril, tem quatro filhos, um deles com microcefalia. Atualmente, mora com a mãe dela, mas hoje essa realidade vai mudar. Tímida, ela conta: “Esperei três anos. Já tinha perdido a esperança. Pago R$ 200 de aluguel, fora água e luz”, diz. 

O evento também contou com a presença de dirigentes da Caixa Econômica Federal,  dos vereadores Siderlane Mendonça e Brivaldo Marques; secretários municipais e demais autoridades. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas