Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Collor destaca 'gestão democrática' na eleição de diretores escolares

Como prefeito, senador tomou a iniciativa de enviar à Câmara o projeto que instituía modelo de administração

O senador Fernando Collor de Mello (PTB) utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (11), para cumprimentar o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), e a secretária de Educação do município, Ana Dayse Dorea, pela posse dos novos diretores e vice nas escolas municipais. Eles foram escolhidos em votação realizada pela comunidade escolar. Como prefeito, em 1979, Collor tomou a iniciativa de enviar à Câmara o projeto que instituía a gestão democrática nas escolas, modelo que se consolidaria posteriormente.

De acordo com o senador, ao enviar a Câmara de Maceió a mensagem do Poder Executivo, o ato representou, à época, um gesto revolucionário na cidade, pois, assim, oficializava o voto direto e democrático da comunidade escolar na escolha dos gestores das unidades de ensino. Nessa segunda-feira, 88 diretores e vice-diretores eleitos tomaram posse para o triênio 2016/2019.

"Os diretores foram democraticamente eleitos pelo voto da comunidade. Diante do resultado obtido e que a cada eleição se fortalece, sinto-me também contemplado ao rememorar uma atitude que tomei há 35 anos e que ainda hoje traz resultados. Meus sinceros desejos de que os eleitos realizem um belo trabalho com aqueles que serão os nossos representantes no futuro breve", destacou Collor.

O então secretário de Educação de Maceió na gestão de Collor, professor Luitgard Moura de Figueiredo, rememorou que o projeto de lei enviado pelo prefeito à Câmara foi fruto de um intenso debate no parlamento-mirim à época, visto que a medida foi considerada progressista pelos vereadores. "O projeto trouxe um avanço significativo para a sociedade desde então", relembrou Luitgard.

Conquistas na educação

O balanço da administração de Collor à frente da prefeitura de Maceió, em especial na área da educação, aponta que, a partir de 1979, foram criadas mais 23 mil novas vagas no ensino municipal, garantindo ainda a merenda escolar para 30 mil alunos. Entre as iniciativas adotadas, destaca-se ainda o programa "Meu Irmãozinho", que possibilitou à escola o acolhimento das crianças menores - e carentes - em idade pré-escolar.

Tags