Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Collor destaca 'gestão democrática' na eleição de diretores escolares

Como prefeito, senador tomou a iniciativa de enviar à Câmara o projeto que instituía modelo de administração

O senador Fernando Collor de Mello (PTB) utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (11), para cumprimentar o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), e a secretária de Educação do município, Ana Dayse Dorea, pela posse dos novos diretores e vice nas escolas municipais. Eles foram escolhidos em votação realizada pela comunidade escolar. Como prefeito, em 1979, Collor tomou a iniciativa de enviar à Câmara o projeto que instituía a gestão democrática nas escolas, modelo que se consolidaria posteriormente.

De acordo com o senador, ao enviar a Câmara de Maceió a mensagem do Poder Executivo, o ato representou, à época, um gesto revolucionário na cidade, pois, assim, oficializava o voto direto e democrático da comunidade escolar na escolha dos gestores das unidades de ensino. Nessa segunda-feira, 88 diretores e vice-diretores eleitos tomaram posse para o triênio 2016/2019.

Leia também

"Os diretores foram democraticamente eleitos pelo voto da comunidade. Diante do resultado obtido e que a cada eleição se fortalece, sinto-me também contemplado ao rememorar uma atitude que tomei há 35 anos e que ainda hoje traz resultados. Meus sinceros desejos de que os eleitos realizem um belo trabalho com aqueles que serão os nossos representantes no futuro breve", destacou Collor.

O então secretário de Educação de Maceió na gestão de Collor, professor Luitgard Moura de Figueiredo, rememorou que o projeto de lei enviado pelo prefeito à Câmara foi fruto de um intenso debate no parlamento-mirim à época, visto que a medida foi considerada progressista pelos vereadores. "O projeto trouxe um avanço significativo para a sociedade desde então", relembrou Luitgard.

Conquistas na educação

O balanço da administração de Collor à frente da prefeitura de Maceió, em especial na área da educação, aponta que, a partir de 1979, foram criadas mais 23 mil novas vagas no ensino municipal, garantindo ainda a merenda escolar para 30 mil alunos. Entre as iniciativas adotadas, destaca-se ainda o programa "Meu Irmãozinho", que possibilitou à escola o acolhimento das crianças menores - e carentes - em idade pré-escolar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas