Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Câmara quer mudar regimento interno e Mesa Diretora poderá ser reeleita

De acordo com o 2º secretário da Casa, mudanças visam ao fechamento de 'lacunas'

O novo regimento interno da Câmara de Vereadores de Maceió já está pronto e prestes a ir à votação em plenário, com a mudança de cerca de 80 artigos. Entre as alterações que a reformulação vai trazer, está a possibilidade de que os integrantes da Mesa Diretora da Casa possam ser reeleitos para o mesmo cargo que já ocupam dentro do mandato. Atualmente, a reeleição é permitida, desde que os parlamentares passem a ocupar outro cargo.

De acordo com o 2º secretário da Câmara, vereador Zé Márcio Filho (PSDB), o novo regimento chega para suprir algumas lacunas que ainda existem no Regimento Interno da Casa de Mário Guimarães. Ele afirma que muitos artigos vão de encontro ao que é estabelecido pela Lei Orgânica do Município, o que acaba gerando alguns conflitos na hora de tomar decisões.

Leia também

"O objetivo é acabar com essas lacunas e fazer com que a Câmara de Vereadores passe a ter regras mais claras. Atualmente, em muitas das decisões, são utilizados precedentes regimentais e queremos acabar com isso. O presidente Kelmman Vieira [PSDB] deve se reunir com os vereadores ainda esta semana e decidir o dia em que o assunto vai à votação", diz Zé Márcio Filho.

Sobre a possibilidade de que os integrantes da Mesa Diretora possam ser eleitos novamente para o mesmo cargo, ele afirma que o assunto já é consenso entre os parlamentares, destacando que isso trará mais segurança na hora de adotar medidas que, por questões burocráticas, demandam mais tempo. Ele cita como exemplo a cobrança pela realização de concurso público para preenchimento de cargos na Câmara de Vereadores e a mudança de prédio do Poder Legislativo, que hoje não mais comporta a estrutura atual.

"De maneira geral, a Câmara tem aprovado as demandas com rapidez, mas há questões que exigem mais tempo e se elas forem acompanhadas pelo mesmo presidente, por exemplo, teremos a garantia de continuidade e de segurança. Dois anos é pouco para tomar determinadas decisões. Hoje, há a necessidade de realização de concurso público na Câmara e de reformulação dos gabinetes. É preciso também que seja feita a mudança de prédio, pois o que ocupamos atualmente não comporta mais a estrutura de forma adequada", destaca o 2º secretário da Casa.

Projeto de mudança

O projeto com as alterações no regimento interno da Câmara de Vereadores de Maceió foi apresentado há cerca de 20 dias e discutido em plenário durante cinco sessões, quando também foram apresentadas emendas. A votação deve acontecer em dois turnos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas