Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Câmara encerra ano com aprovação da LOA e homenagem a Maceió

Prefeito em exercício, Kelmann Vieira, participou da sessão e de evento comemorativo aos 200 anos da capital

A Câmara Municipal encerrou na tarde desta terça-feira (15) o ano legislativo de 2015 com uma homenagem aos 200 anos de Maceió e o descerramento de uma placa alusiva à data no primeiro andar do edifício-sede da Casa. O ato contou com a presença do prefeito em exercício, vereador Kelmann Vieira (PMDB). E com o coral Prisma, que fez uma apresentação, cantando músicas natalinas e sobre a capital alagoana. Na placa, constam os nomes com fotos de todos os parlamentares da atual legislatura.

Durante a sessão ordinária do dia, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a proposta orçamentária para o ano de 2016, encaminhada pelo Executivo, com 120 emendas. A Lei Orçamentária Anual (LOA) estima receitas e fixa despesas em R$ 2,5 bilhões. Para garantir a aprovação, o Legislativo realizou uma sessão extraordinária, cumprindo assim com as obrigações antes de entrar em recesso. A sessão marcou também o retorno do vereador Cléber Costa (PT), após licença médica.

Ainda em Plenário, o prefeito em exercício de Maceió, vereador Kelmann Vieira, destacou o entrosamento entre os poderes. "É preciso ressaltar o esforço de todos que compõem a Câmara em colaborar de forma sempre positiva com a administração municipal e, por isso, fomos convidados pelo prefeito Rui Palmeira para assumir o comando da Capital por 12 dias. Foi um reconhecimento ao trabalho e a postura do Legislativo, que mesmo sendo um poder independente, não foge de cumprir o seu papel de melhorar a vida da população", destacou.

Kelmann Vieira aproveitou o momento e também fez um balanço do ano legislativo. "Tenho orgulho de estar no cargo de prefeito em exercício, sem qualquer vaidade pessoal, porque posso inaugurar obras que surgiram a partir da cobrança e reivindicação dos vereadores. Isso é importante. Assim como tenho orgulho de participar deste momento bastante produtivo da Câmara. Nunca se debateu tanto, nunca se discutiu tanto, nunca os parlamentares municipais estiveram tão próximo das comunidades. E o ano de 2015 foi assim de aprofundar a transparência do Poder, de agir com ética e resgatar a credibilidade da Câmara", afirmou.

Segundo a presidente da Câmara em exercício, Simone Andrade (PTB), o Legislativo municipal viveu mais um momento histórico, já que LOA foi aprovada, pela primeira vez, com a presença do prefeito da Capital em Plenário.

Para o vereador Silvio Camelo (PV), a passagem de comando do município foi um gesto de reconhecimento, de confiança do prefeito Rui Palmeira. "Hoje, damos mais uma demonstração de entrosamento e parceria com o Executivo ao aprovarmos o orçamento, pois a Prefeitura poderá seguir com seu planejamento, cumprindo com seus compromissos na íntegra, sem problemas de dotação orçamentária", afirmou. "A Câmara cumpre o seu papel de forma republicana", completou.

A vereadora Fátima Santiago (PP), presidente da Comissão Permanente de Orçamento da Casa e relatora do projeto da LOA, afirmou que a matéria seguiu todos os trâmites até chegar ao momento de votação em Plenário, apesar da necessidade de aprovação com rapidez. "Foi um trabalho exaustivo, porém muito gratificante", disse ela.

Segundo o líder do governo, vereador Eduardo Canuto (PV), "o sentimento do Executivo é de gratidão a toda a bancada e, em especial, à mesa diretora pela aprovação de todas as matérias encaminhadas ao longo do ano".

Tags