Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Câmara de Maceió prepara concurso público após 40 anos sem renovação do quadro

Presidente da Casa diz que Legislativo corre o risco de ser formado só por comissionados

O desafio de administrar a Câmara Municipal de Maceió vem sendo encarado pelo vereador Galba Netto (MDB), eleito presidente para o biênio 2021-2022, como a possibilidade de preparar a Casa para a próxima década. Sem sede própria e com um corpo funcional beirando a aposentadoria, a meta é criar condições para viabilizar soluções definitivas para essas duas questões.

"Precisamos, sim, fazer algo, porque, desde a década de 1980, a Casa não tem concurso público para a presença de servidores efetivos, que, na prática, são os que têm contato direto com as principais decisões do poder, acompanham sua construção e fazem a própria memória legislativa. Se nada for feito, nos próximos dois anos, toda a produção essencial da Casa será gerida por servidores comissionados", explicou Galba Netto.

Leia também

Parte do acordo que o colocou como líder do G-14 - grupo dos 14 vereadores que deram sustentação à chapa que o elegeu presidente - passa por priorizar o gasto equilibrado do duodécimo do poder, a fim de que possam existir condições, junto com o Poder Executivo, de viabilizar uma gestão enxuta, mas capaz de atender as demandas do prefeito João Henrique Caldas (PSB).

A meta é garantir equilíbrio entre a condução da Casa para viabilizar o mandato de JHC, sem perder a identidade do Legislativo. Isto porque há um grupo de oposição forte, com vereadores experientes liderados pelo ex-presidente Kelmann Vieira (Podemos) e alguns novatos.

Neste momento, principalmente, pelo fato de o prefeito estar substituindo uma estrutura de oito anos, dos quais seis deles foram co-administrados com Vieira, o novo presidente sabe que não pode deixar espaços para contestação.

Outro desafio articulado com os demais vereadores da Mesa Diretora e os que apoiaram a chapa é colocar o poder em maior contato com o cidadão, numa frequência que garanta eficácia na solução dos problemas. Seja pelas redes sociais ou pela criação de um novo canal de interlocução, a proposta passa por mediar os interesses das ruas, em relação ao que o Legislativo pode construir junto com o Executivo.

Para isso, contar com servidores dispostos a encarar os novos desafios, com a Casa oxigenada, é um dos focos de sua gestão. A realização do certame pode contribuir para a renovação de quadros que garantam ao poder maior interatividade e produtividade com base no novo momento que a sociedade atravessa.

"Isso se dará com maior agilidade e facilidade com uma Câmara oxigenada, renovada com pessoas formadas na chamada era digital, para dar as respostas que tanto o poder quanto a sociedade precisam", completou Galba.

Indo para o seu terceiro mandato, Netto quer criar condições para que a imagem da Casa seja associada à eficácia e dinâmica, na mesma velocidade em que surgem as demandas. Como reconhece o próprio vereador, a tarefa não é fácil, mas, com o apoio do seu grupo, acredita ter condições de criar essas possibilidades.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas