Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

BPTran mantém apreensão de veículo com IPVA atrasado após ALE barrar medida

Legislativo argumenta que retenção é prática de confisco, o que não tem amparo legal

A lei a ser promulgada pela Assembleia Legislativa Estadual (ALE) que proíbe a apreensão ou retenção de veículos com impostos, taxas e multas atrasadas já virou polêmica e, para ser cumprida, poderá ter resistência por parte das autoridades de trânsito. O comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Felipe Lins, adiantou que a unidade continuará as operações normalmente, amparada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê remoção do veículo neste caso específico.

Ele citou o artigo 230, V, da Lei 9.503/97 (CTB), para contra-argumentar o projeto de lei aprovado na Casa de Tavares Bastos. Este dispositivo, especificamente, conforme exemplifica o comandante, preconiza que, se não há pagamento de tributo, o veículo não é licenciado e, se não é licenciado, não pode transitar nas vias terrestres urbanas e rurais. "Caso opte por transitar, praticará infração gravíssima de trânsito, cuja medida administrativa é a remoção do veículo", detalha.

Leia também

O oficial alertou que, caso algum policial militar do BPTran aborde um veículo que não tenha pago os impostos, ainda que tenha pago o licenciamento, poderá lavrar multa e remover o veículo para o pátio, que, somente, será devolvido ao proprietário mediante o pagamento dos tributos em atraso.

Segundo ele, o condutor é totalmente responsável pelas taxas correspondentes ao licenciamento anual, pelo IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e eventuais multas por infrações de trânsito e outros encargos.

"Ao deixar de pagar o tributo dentro do prazo, a circulação do veículo com IPVA atrasado se torna irregular, pois não será licenciado, na medida em que o art. 131, § 2º, do CTB é expresso em dizer que o veículo somente será licenciado quando os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais estiverem quitados", enfatiza o comandante do batalhão.

E ainda menciona os artigos 128 e 130, do CTB, para explicar que o Certificado de Registro de Veículo não será expedido enquanto houver débitos fiscais e de multas de trânsito. O documento é anual e imprescindível para permitir o veículo transitar na via.

"Sou seguidor do Código de Trânsito Brasileiro e cumpro tecnicamente o que ele está previsto. Não quero entrar no mérito de que a ALE está certa ou errada. Isto quem tem que dizer é o PGE e o Detran. Apenas, estou seguindo esta regra, que me diz justamente o contrário do que foi votado pelos deputados".

LEGISLATIVO

Nessa terça-feira (1º), durante sessão plenária, os parlamentares derrubaram o veto do Governo ao projeto de lei nº 633/2018, de autoria do deputado Francisco Tenório (PMN), que dispõe sobre a proibição ou retenção de veículo com tributos, taxas e multas atrasadas.

Na avaliação do autor do projeto, a retenção de veículos para os depósitos de órgãos de trânsito por estarem com tributos atrasados é uma considerada uma prática ilegal. "A corrente majoritária jurídica nos tribunais superiores, com aparo na Constituição Federal, é de que não cabe a retenção do bem para garantir o pagamento dos impostos, configurando, assim, a prática de confisco, o que não tem amparo legal", argumentou Francisco Tenório.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas