Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Ayres vai à ALE falar sobre ‘calote’ de R$ 6 mi na compra de respiradores e ações na pandemia

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Alagoas vai ouvir nesta terça-feira (19), às 15h, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, sobre as ações do Estado no combate à Covid-19, o ‘calote’ de R$ 6 milhões na compra de respiradores pelo governo e o expressivo número que coloca o estado no topo entre as unidades da federação com mais mortes de pacientes intubados.

A presença de Ayres na Casa de Tavares Bastos nesta terça-feira se dá após questionados realizados pelo deputado estadual Davi Maia (DEM) e Jó Pereira. Durante a prestação de contas sobre os recursos do SUS de 2019, em sessão desta segunda-feira (19), os parlamentares fizeram um rosário de cobranças e questionamentos ao gestor acerca das ações do Estado durante a pandemia.

Ayres também foi perguntado o motivo pelo qual não se manifestou na apuração que o Ministério Público de Contas realiza sobre a compra dos respiradores pelo governo de Alagoas e que até agora, quase um ano depois do início da pandemia, os equipamentos não chegaram para assistir à população. Diante da negativa, o MP de Contas abriu procedimento cobrando o posicionamento do secretário de Saúde.

“Infelizmente, o secretário se apegou ao tema da reunião desta segunda e não respondeu aos questionamentos realizados por nós. Mas as perguntas estão mantidas e serão realizadas na terça-feira”, disse Maia. Diante das falas dos parlamentares, Alexandre Ayres rebateu as acusações e explicou que não tem nada a esconder. Ele disse também que vem prestando contas das ações que realiza à frente da Sesau.

Sobre a ausência de respostas ao MP de Contas no caso dos respiradores, o secretário de Saúde explicou que a informação não procede, já que a equipe jurídica da pasta deu entrada no site do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) com explicações solicitadas pelo órgão de apuração.