Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Arapiraquenses rejeitam intervenção e festejam vitória de Luciano Barbosa no TRE

Intervenção dos Calheiros na eleição ainda não foi digerida pela população

A tentativa de intervenção dos Calheiros na eleição de Arapiraca ainda não foi digerida pela população da cidade. A expressiva votação que Luciano Barbosa (MDB) obteve nas urnas e o recente deferimento da candidatura pela Justiça Eleitoral, após um duro embate jurídico contra os "caciques" do partido, embalam o sentimento de vitória na capital do Agreste. Ouvidos pela Gazeta de Alagoas, eleitores consideraram a intervenção "calheirista" como oportunista e eleitoreira, ao passo que ressaltam os feitos de Barbosa em gestões passadas e dizem esperar uma retomada do desenvolvimento.

Nas ruas e praças da capital do Agreste, o povo comenta e rechaça a tentativa dos líderes do MDB de impedir Luciano Barbosa de ser candidato. O último ato dos caciques políticos, que consistiu em retirar as ações na Justiça Eleitoral contra Barbosa, não atenuou a insatisfação dos arapiraquenses. Entre os cidadãos, o comentário é que os Renans tiveram que dar o braço a torcer para a vontade dos eleitores.

Leia também

O assunto, que parece difícil, está na boca do povo. No ponto de táxi na praça, o taxista Roberto Nunes, de 42 anos, opina que a decisão do MDB estadual "foi muito em cima" e que deveria ter sido tomada antes para que não ficasse tão evidente o caráter eleitoreiro. "Se o senador tivesse tirado antes teria ficado mais bonito. Não ia ficar na cara que ele quer o apoio da cidade", pontua.

De acordo com Nunes, Renan Calheiros (MDB) deseja o apoio do arapiraquense para planos políticos futuros dele e do filho, o governador Renan Filho (MDB). O taxista, no entanto, pondera que não acredita numa eventual transferência de votos dos eleitores de Barbosa para os caciques do partido. Ele diz acreditar que toda a ação capitaneada pelo senador medebista foi autoritária. "Se é uma democracia, tem que ser o que o povo escolheu, não uma pessoa só querer mudar tudo", destaca.

O taxista avalia que o senador saiu perdendo com os resultados desta eleição e que agora tenta reconquistar o apoio do arapiraquense. "Ele viu que seria melhor pra ele", afirma. O taxista pontua que a cidade tem um peso muito importante do ponto de vista político. De acordo com Nunes, a votação obtida por Luciano Barbosa é uma demonstração da força política dele na cidade.

O comerciante José Fernando de Freitas, de 61 anos, conta que os caciques do MDB estão desgastados e que o resultado das eleições em Arapiraca foi uma resposta. "Tem melhor que essa?", questiona. Freitas conta que o senador Renan Calheiros (MDB) e o governador Renan Filho (MDB) estão politicamente desgastados. "Como vão se reeleger? Tiveram que dar o braço a torcer", afirma. O comerciante diz acreditar que, sem os votos dos dos arapiraquenses, pai e filho não conseguem se eleger em pleitos futuros. "O povo vota em quem gosta, hoje é muito difícil transferir voto, eles têm que se redimir", afirma.

Numa calçada próxima ao quiosque de José Fernando de Freitas, na Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura, os amigos José Rogério Marinho, de 45 anos, e Ricardo Justino da Silva, de 36, debatiam o assunto. Justino diz que "se for bom ficar um, dois, três anos, mas se farrapar, perde". Ele comenta que muita gente ficou revoltada com a tentativa dos Renans de tirar Luciano Barbosa do pleito eleitoral.

Marinho é agricultor e diz que "o povo não gostou" da atitude dos líderes do MDB. "Agora eles viram que o povo de Arapiraca queria ele [Luciano Barbosa]", conta. Os amigos contam que votariam em Barbosa "mil vezes". "Não é dar dinheiro não, é fazer pelo povo", comentam.

O cabeleireiro e estudante de pedagogia Márcio José dos Santos conta que muitas vezes a população não entende os bastidores da política, mas diz acreditar que a intervenção dos Calheiros em relação à candidatura de Luciano Barbosa seria uma forma de intimidação. "Nada mais seria que fazer os arapiraquenses temerem o poder, que na verdade é como uma forma de nos fragilizar, mas que bom que isso não aconteceu", declarou.

Segundo ele, muitas vezes a política apresenta situações como essa que se desenhou em Arapiraca. "A questão de não pensar no outro, isso prejudica muito", desabafa. O estudante de pedagogia cita o pensador italiano Nicolau Maquiavel para explicar a tentativa de intervenção dos líderes do MDB em Arapiraca. "Muitas vezes usam de qualquer meio e artifício para manter o poder", afirma.

Para a comerciante Maria Aparecida dos Santos, de 41 anos, o que aconteceu foi uma "picuinha besta por causa de orgulho" e, segundo ela, por este motivo foi armado um "circo". De acordo com Cida, como é chamada, o povo da cidade não gostou da tentativa de impedir Luciano Barbosa de ser candidato. "O povo já conhece ele, não queria se aventurar, ele já foi testado", comenta.

O taxista Florisvaldo dos Santos, de 67 anos, lembra que Luciano Barbosa foi um bom prefeito. "Ele trouxe muito recurso, fez o Bosque, Lago da Perucaba, ajeitou as praças, entregou muita moradia", elenca. Florisvaldo dos Santos diz que Barbosa é uma "peça rara". O trabalhador conta que "o povo ficou desgostoso" com essa tentativa de tirar Luciano Barbosa das eleições.

O vereador reeleito Fábio Henrique (MDB) foi um dos beneficiados pela decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) que declarou legal a candidatura de Luciano Barbosa e dos candidatos a vereador na chapa do partido. Ele conta que "a lição que fica é que a vontade de Deus e do povo é soberana". Segundo Fábio, a direção estadual da legenda não comunicou que iria retirar as ações na Justiça Eleitoral. "Não houve contato com o MDB estadual, a gente soube da notícia pela imprensa e pela rede social", revelou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas