Após perder cargo de secretário municipal, Ricardo Santa Ritta é expulso do PDT

Em nota, partido disse ser incoerente manter a filiação dele

O presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ex-ministro Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (18), por meio de sua conta no Twitter, que o agora ex-secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta, será expulso do partido, após polêmica envolvendo o uso da suástica [símbolo nazista]. Santa Ritta foi exonerado nesta manhã do cargo que exercia no Executivo Municipal.

Carlos Lupi adiantou que Santa Ritta seria expulso do partido - Foto: Reprodução

Em nota oficial publicada momentos após o anúncio feito por Lupi, o partido considerou incoerente manter Ricardo Santa Ritta entre os seus filiados, diante de uma postura que não condiz com os princípios partidários da legenda.

"Tomamos conhecimento das críticas feitas pelo, até então, secretário, à Lei Federal 7.716 de 1989 (Crime de Divulgação do Nazismo) em suas redes sociais. E, considerando a construção histórica do partido, fica incoerente manter a sua filiação. Por isso, Ricardo Santa Ritta será afastado preventivamente", diz trecho do comunicado emitido pelo partido.

"Estamos em 2021 e não podemos permitir ou compactuar com qualquer ser que reivindique o direito de expressar seu apoio ao nazismo, principalmente, um gestor público", completa a nota, assinada pelo presidente estadual do PDT, Jurandir Boia, após reunião da executiva.

PDT emitiu nota falando sobre o desligamento de Santa Ritta do partido - Foto: Reprodução

Entenda o caso

Ricardo Santa Ritta foi ao Twitter, na noite dessa quinta-feira (18), comentar o fato de um jovem ter sido expulso de um shopping de Caruaru-PE por estar usando uma suástica no braço. Na ocasião, o então gestor disse que não sabia que tratava-se de um crime no Brasil fazer uso de tal símbolo e que achou que "a liberdade de expressão permitisse".

A postagem repercutiu rapidamente nas redes sociais e o assuntou tornou-se um dos mais falados do Twitter. Nesta manhã, a Prefeitura de Maceió comunicou o desligamento dele do cargo de secretário.

Ricardo Santa Ritta é exonerado da Secretaria de Turismo de Maceió após postagem no Twitter - Foto: Reprodução

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p