Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Após exoneração, Alfredo Gaspar deve voltar ao Gecoc e integrar Conseg

Procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, informou que vai definir retorno durante reunião

Quando for exonerado do cargo, o atual secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, deve retornar para um cargo estratégico e de inteligência no âmbito do Ministério Público Estadual (MPE). Ele também poderá ser indicado a integrar o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). Em entrevista àRádio Gazeta AM, na manhã desta quinta-feira (10), o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, adiantou que uma das possibilidades é a de Alfredo voltar a integrar o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc).

Questionado pelo apresentador Wilson Júnior sobre a hipótese de o promotor ser, novamente, o coordenador do Gecoc, o procurador-geral de Justiça respondeu que isto pode acontecer, de fato, mas que a decisão de retorná-lo à mesma função será coletiva.

"Devo me reunir ainda hoje com o doutor Alfredo Gaspar de Mendonça para discutir a maneira de encaixá-lo na função que ele merece dentro do Ministério Público Estadual. Ele foi um excelente coordenador do Gecoc, é um promotor muito atuante, muito inteligente e com vasta experiência na investigação de organizações criminosas", comentou Jucá.

Segundo ele, a definição pela volta de Alfredo ao Gecoc será tomada com o colegiado de procuradores e com os demais promotores. "O Ministério Público é unido e vai tomar uma decisão neste sentido de forma conjunta", reforça.

Jucá disse que ainda não falou com o secretário de Segurança após a medida tomada na noite dessa quarta-feira (10) pela maioria dos integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros julgaram que integrantes dos ministérios públicos não podem assumir cargos no Executivo. A Suprema Corte foi provocada depois da nomeação do atual ministro da Justiça, Wellington Silva, que é procurador de Justiça da Bahia. Ele terá que se afastar do cargo em até 20 dias.

Por meio de nota, o Governo de Alagoas informou, ainda na noite dessa quarta-feira, que vai acatar a jurisprudência gerada após a decisão do STF e vai exonerar Alfredo Gaspar de Mendonça do cargo. O processo de escolha do substituto já foi iniciado.

De acordo com Jucá, Alfredo acompanhou o desenrolar do julgamento do Supremo ao lado do governador. Em nota, a assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que Alfredo Gaspar "ainda não se pronunciará sobre a decisão do STF". 

"Nesta quinta, ele trabalha normalmente dando celeridade ao que foi programado junto aos gestores. Qualquer posicionamento será avisado à imprensa", diz a nota.

Conseg

O presidente em exercício do Conseg, Antônio Carlos Gouveia, informou que vai conversar com o governador Renan Filho para indicá-lo para integrar o colegiado.

Tags