Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Após exoneração, Alfredo Gaspar deve voltar ao Gecoc e integrar Conseg

Procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, informou que vai definir retorno durante reunião

Quando for exonerado do cargo, o atual secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, deve retornar para um cargo estratégico e de inteligência no âmbito do Ministério Público Estadual (MPE). Ele também poderá ser indicado a integrar o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). Em entrevista àRádio Gazeta AM, na manhã desta quinta-feira (10), o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, adiantou que uma das possibilidades é a de Alfredo voltar a integrar o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc).

Questionado pelo apresentador Wilson Júnior sobre a hipótese de o promotor ser, novamente, o coordenador do Gecoc, o procurador-geral de Justiça respondeu que isto pode acontecer, de fato, mas que a decisão de retorná-lo à mesma função será coletiva.

Leia também

"Devo me reunir ainda hoje com o doutor Alfredo Gaspar de Mendonça para discutir a maneira de encaixá-lo na função que ele merece dentro do Ministério Público Estadual. Ele foi um excelente coordenador do Gecoc, é um promotor muito atuante, muito inteligente e com vasta experiência na investigação de organizações criminosas", comentou Jucá.

Segundo ele, a definição pela volta de Alfredo ao Gecoc será tomada com o colegiado de procuradores e com os demais promotores. "O Ministério Público é unido e vai tomar uma decisão neste sentido de forma conjunta", reforça.

Jucá disse que ainda não falou com o secretário de Segurança após a medida tomada na noite dessa quarta-feira (10) pela maioria dos integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros julgaram que integrantes dos ministérios públicos não podem assumir cargos no Executivo. A Suprema Corte foi provocada depois da nomeação do atual ministro da Justiça, Wellington Silva, que é procurador de Justiça da Bahia. Ele terá que se afastar do cargo em até 20 dias.

Por meio de nota, o Governo de Alagoas informou, ainda na noite dessa quarta-feira, que vai acatar a jurisprudência gerada após a decisão do STF e vai exonerar Alfredo Gaspar de Mendonça do cargo. O processo de escolha do substituto já foi iniciado.

De acordo com Jucá, Alfredo acompanhou o desenrolar do julgamento do Supremo ao lado do governador. Em nota, a assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que Alfredo Gaspar "ainda não se pronunciará sobre a decisão do STF". 

"Nesta quinta, ele trabalha normalmente dando celeridade ao que foi programado junto aos gestores. Qualquer posicionamento será avisado à imprensa", diz a nota.

Conseg

O presidente em exercício do Conseg, Antônio Carlos Gouveia, informou que vai conversar com o governador Renan Filho para indicá-lo para integrar o colegiado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas