Antiga estação ferroviária, em Jaraguá, vai virar Centro Cultural

Prefeitura de Maceió tenta obter cessão da área junto ao Dnit, em Brasília (DF), para viabilizar novo projeto na região

O bairro de Jaraguá pode ganhar um Centro Cultural em breve, caso o governo federal faça a cessão de uma área na região para a construção do novo empreendimento. Durante reunião na manhã desta quinta-feira (25), em Brasília (DF), o prefeito Rui Palmeira (PSDB) solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a cessão da área, onde estão localizados os galpões históricos da antiga estação ferroviária.
"É mais uma solicitação que viemos fazer ao Dnit. A Prefeitura tem trabalhado para revitalizar o bairro histórico de Jaraguá e nós solicitamos uma grande área que pertence ao Dnit para que a Prefeitura possa revitalizar, fazendo um Centro Cultural da região", destacou o prefeito Rui Palmeira.
A intenção da Prefeitura é revitalizar a antiga estação ferroviária para transformar num espaço de arte popular, com área de exposição e ateliê para os mestres da cultura popular. "Estamos discutindo o projeto com o Iphan para que este espaço venha promover o desenvolvimento da arte popular", reforça o secretário adjunto de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Tácio Rodrigues.
O prefeito de Maceió garantiu que já há recursos para a implantação do Centro Cultural e aguarda apenas a cessão da área. "Foi dado um prazo de dois meses e eu acredito que não vai haver empecilho por parte do Dnit. A gente recebendo esta autorização de cessão, a Prefeitura já tem o recurso federal garantido para fazer esta obra de revitalização nestes galpões históricos que pertencem ao Dnit e vamos revitalizar mais uma área importante da cidade", disse Palmeira.
O prefeito de Maceió lembrou ainda das ações que a Prefeitura vem adotando visando a revitalização do bairro histórico de Jaraguá, com iniciativas de incentivos urbanísticos e tributários para promover a ocupação da área e a apropriação pelos cidadãos. Entre elas, o Centro Pesqueiro, onde reforçou o compromisso de entregar o espaço no dia 6 de maio.
"Já que estaremos agora no dia 6 de maio entregando o Centro Pesqueiro de Jaraguá, nós também estamos solicitando esta outra área para que seja devidamente revitalizada e que tenhamos um bairro histórico, onde a cidade começou, onde Maceió nasceu, devidamente organizado e que possa, num futuro próximo, ser um novo atrativo turístico para a cidade", finalizou Rui Palmeira.
Centro Pesqueiro
O Centro Pesqueiro terá depósitos, estaleiros, mercado de peixe (com área de vendas e armazenamento), lanchonete, fábrica de gelo, oficinas - fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e elétrica para barco e motor para barco, sorveteria e muito mais.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p