Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

ALE derruba vetos e garante recursos do ICMS para o combate ao câncer em Alagoas

Criado por Jó Pereira, Fundo Estadual de Combate ao Câncer agora será efetivo em seu objetivo

Com a derrubada, por unanimidade, dos vetos parciais do governo do Estado ao projeto de lei, de autoria da deputada Jó Pereira, que cria o Fundo Estadual de Combate ao Câncer, alagoanos e alagoanas irão contar com mais recursos na luta contra a doença. Serão destinados a essa reserva 5% dos recursos da receita bruta do ICMS incidentes sobre cigarros e demais derivados do tabaco; 3% incidentes sobre bebidas alcoólicas; e 5% sobre agrotóxicos e defensivos agrícolas.

Também compõem o fundo dotações orçamentárias próprias, doações de pessoas físicas e jurídicas e verbas resultantes de convênios. A derrubada dos vetos, na sessão desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa de Alagoas, foi comemorada pela autora do PL, que agradeceu o apoio dos colegas.

Leia também

Segundo Jó Pereira, o projeto sancionado pelo governador Renan Filho, em março deste ano, continha vetos a dispositivos fundamentais para o funcionamento do fundo: “Ao derrubar os vetos, essa Casa garante, entre outros pontos, a utilização de valores arrecadados com o ICMS de cigarros, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, para que o combate ao câncer ocorra de forma mais eficaz no estado. Obrigada a todos os deputados que colaboraram com essa vitória”.

A deputada disse que esses dados mostram que a maior parte das despesas do Estado em relação ao câncer é judicializada. “Agora temos recursos específicos para o combate à doença, cuja destinação será acompanhada pela sociedade”, pontuou, lembrando que havia vetos à criação de um conselho consultivo para deliberar sobre o uso dos recursos e à obrigatoriedade da execução de, no mínimo, 80% da receita do Fundo no exercício financeiro do ano, garantindo a efetividade do Fundo Estadual de Combate ao Câncer.

“Eu e essa Casa travamos a luta e conseguimos aprovar a destinação de 1%, mais de R$ 100 milhões, dos recursos do Orçamento Anual para o atendimento oncológico, mas, ao longo dos anos, a execução orçamentária dessa emenda nunca ocorreu; então, em 2020, criamos o fundo com destinação e receita específicas, porque quem tem câncer tem pressa”, concluiu Jó, reforçando que, com o apoio da Casa de Tavares Bastos, a partir de agora, a população terá melhor acesso ao diagnóstico e tratamento da doença e, consequentemente, maiores chances de cura.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas