Na segunda-feira, 16 de setembro, iremos comemorar os 207 anos de emancipação política de Alagoas. As festividades que marcam a data magna de nosso Estado, neste ano, revestem-se de maior significado por conta dos excelentes momentos pelos quais estamos passando.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que a taxa de desocupação em Alagoas caiu para o menor nível desde 2012 no segundo trimestre deste ano. Atualmente, o Estado conta com 1,27 milhão de pessoas no mercado de trabalho, das quais 585 mil estão no setor privado. Esse resultado é um reflexo direto dos investimentos e das ações do Governo do Estado, que recebem o apoio dos Poderes Legislativo e Judiciário.
Leia também
Outro destaque econômico é o estudo publicado pelo Santander, que projeta um crescimento de 3,4% no Produto Interno Bruto de Alagoas para este ano. Esse índice é o terceiro maior do país, superando em 1,4 ponto percentual a estimativa de crescimento da economia brasileira, que deve alcançar 2%, e em 1,1 ponto percentual a previsão para a região Nordeste.
Além disso, alcançamos o terceiro maior volume de investimentos dos últimos 10 anos provenientes do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin). Esse avanço resultará na criação de mais de 5 mil postos de trabalho diretos e indiretos para os alagoanos. Com incentivos fiscais e locacionais, segurança jurídica e um forte compromisso com a sustentabilidade, Alagoas está se consolidando como um importante polo industrial e logístico.
Estes números revelam que estamos no caminho certo, mas a estrada para superarmos o imenso abismo social que ainda existe em nosso Estado é longa. Todos os esforços devem ser direcionados para tornarmos mais justas e igualitárias as oportunidades para o desenvolvimento da nossa população. Nosso hino traz, no seu primeiro verso, a seguinte frase: "Alagoas, estrela radiosa"; a função de todo homem público é buscar que essa estrela brilhe para todos. Viva Alagoas!
*É presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas