Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Absolvido, Almeida diz que 'Máfia do Lixo' surgiu para destruí-lo

Ex-prefeito concedeu entrevista à Rádio MIX e comemorou decisão da Justiça que o inocentava das acusações

Absolvido pela Justiça da acusação de ter chefiado a conhecida ‘Máfia do Lixo’ em Maceió, o ex-prefeito e ex-deputado federal Cícero Almeida foi entrevistado do programa Jornal da Mix, na Mix FM 98.3, na manhã desta terça-feira (6), e reafirmou que este processo foi, na verdade, uma clara tentativa para destruí-lo politicamente, “gerando 15 anos de sofrimento”.

Segundo ele, não tinha outra opção a não ser firmar o aditivo orçamentário para o contrato de limpeza urbana. A medida foi questionada ainda em 2010 e gerou o processo.

“Estou, enfim, vivenciando um momento especial. A denúncia sobre o contrato de limpeza urbana foi criada por um vereador, que tinha prestígio na antiga gestão e comandava todos os mercados públicos da capital. Ele não teve a aprovação da minha administração e resolveu me denunciar. Foi algo tão rápido no Ministério Público, que até me surpreendi”, relatou.

Ele disse que, enquanto respondia à acusação, confiava na justiça divina e sabia que, mais cedo ou mais tarde, iria provar a sua inocência. E confirmou que havia uma insatisfação generalizada por situações no município e que não foram toleradas na gestão dele.

“O doutor Ib Gatto Falcão me dizia que, para ser prefeito, deveria ter ousadia, e eu tive que evitar um cenário pior. Foram muitas pessoas que saíram do projeto, tivemos que demitir muita gente para prestar à sociedade o máximo de transparência e garantir uma administração correta”, completou.

Almeida diz ter sido agraciado por Deus com a sentença de absolvição neste processo e elogiou a isenção dos representantes da magistratura e da Promotoria de Justiça.

“O Ministério Público foi importante em muitos sentidos e teve participação nos principais projetos da administração. Mas, surgiu um promotor que acreditou que a verdade dos autos era a que ele imaginava. Porém, veio outra equipe que atestou que eu não tive participação alguma nesta denúncia”, destacou.

Artigos Relacionados

Ele disse que provou a inocência nos autos com base em pareceres financeiros, jurídicos e de planejamento da gestão. Todos, segundo o ex-prefeito, mostravam que o aditivo orçamentário do contrato do lixo seria uma medida inevitável.

“Agora, estou tranquilo, leve. Estava preocupado porque isso acontece com todos os prefeitos. Se acontece uma falha na base, quem vai responder é o titular. E esse processo surgiu como uma tentativa para me destruir politicamente”, acredita.

O juiz Rodolfo Osório Gatto Herrmann, da 6ª Vara Criminal da Capital, declarou o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida, inocente na ação penal que respondia e que ficou conhecida como ‘Máfia do Lixo’. A sentença que declarou a absolvição em alguns crimes e a extinção da punibilidade em outro delito contra o político foi proferida no último dia 29.

Almeida foi absolvido em crimes a ele atribuídos por infração à Lei de Licitações e contra as finanças públicas, além dos crimes de responsabilidade. Em relação ao crime de prevaricação, a Justiça extinguiu a punibilidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas