Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

A Lula, Paulo pede prioridade para obras em AL e exalta diálogo

Governador detalhou ao presidente as obras prioritárias, que estão na infraestrutura, conclusão do Canal do Sertão e a construção de hospital em Arapiraca

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), reuniu-se nesta sexta-feira (27) com o presidente Lula, em Brasília, e defendeu a união de todos (estados e governo federal) para que o Brasil melhore o quadro social e econômico. O governador destacou ainda o que considera como volta do diálogo e união com o retorno de Lula ao Planalto.

"Temos de celebrar a volta do diálogo e da união. Todos precisamos estar juntos para melhorar a situação dos estados, financeiramente e também socialmente, já que voltamos ao mapa da fome. Vejo que estamos dispostos a trabalhar unidos para reverter esta fase crítica", declarou.

Projetos para Alagoas são ações voltadas para a mobilidade, o abastecimento, a educação e a saúde
Projetos para Alagoas são ações voltadas para a mobilidade, o abastecimento, a educação e a saúde | Foto: Wendel Palhares

Durante a audiência com Lula, os governadores apresentaram ao governo federal três obras que consideram importantes para os seus respectivos estados. Ao apontar os projetos, Paulo Dantas ressaltou a importância do aporte do Governo Federal para que os estados possam avançar.

Os projetos prioritários para Alagoas com o aporte do Governo Federal são ações voltadas para a mobilidade, o abastecimento, a educação e a saúde. Paulo disse que a obra do Arco Metropolitano - que consiste na duplicação de um trecho da rodovia da BR-316 e da BR-424 -, vai facilitar o escoamento da produção do estado, em especial para as indústrias instaladas no Polo Cloroquímico de Marechal Deodoro. O valor estimado para a execução é de aproximadamente R$ 300 milhões.

Artigos Relacionados

Na área da educação, Paulo pontuou a necessidade da construção dos campi definitivos para abrigar as unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nos municípios de Batalha e Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas; e Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, todos por meio de convênio entre o Governo de Alagoas e o Governo Federal. Apesar de ser de responsabilidade da União, o estado já repassou cerca de 50% do valor das obras nas três unidades do interior, restando R$ 27 milhões a serem assumidos pelo governo federal.

Além desses, existe o projeto de construção do campus do Ifal no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, com área prevista de 5.952,93 m². A execução do projeto possibilitará o atendimento a 1.500 alunos e ampliação da oferta de cursos técnicos e superiores.

Dentro da área da saúde, o governador de Alagoas solicitou aporte para que o estado possa avançar na construção do Hospital Metropolitano do Agreste, às margens da rodovia AL-220, em Arapiraca. A unidade hospitalar contará com um total de 256 leitos, sendo 38 leitos de urgência e emergência pediátrica e adulto, 38 leitos de UTI adulto e pediátrico.

Com a construção dessa unidade hospitalar na 2ª Macrorregião de Saúde, os vazios assistenciais serão reduzidos, o que vai melhorar a qualidade da assistência especializada à saúde de média e alta complexidade da população de 46 municípios da região.

Governador de AL solicitou aporte para avançar na construção do Hospital Metropolitano do Agreste
Governador de AL solicitou aporte para avançar na construção do Hospital Metropolitano do Agreste | Foto: Wendel Palhares

CANAL DO SERTÃO

Por fim, na área da infraestrutura, está a retomada das obras do trecho 5 do Canal do Sertão. De acordo com o governador Paulo, o Canal Adutor do Sertão Alagoano é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, e uma das maiores do Nordeste, sendo implantada pelo Governo de Alagoas em convênio com o Governo Federal, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). O empreendimento, quando concluído, irá beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos.

“O Canal do Sertão possibilitará a irrigação de uma área superior a 26 mil hectares, e vai impactar positivamente na qualidade de vida da população. Até o momento, foram concluídos os quatro primeiros trechos, alcançando o Km 123,4. Quando estiver concluída, a obra de infraestrutura hídrica alcançará a marca de 250 Km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca”.

UNIÃO

Acompanhado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e dos ministros da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, da Saúde e das Cidades, Alexandre Padilha, Nísia Trindade e Jader Filho, respectivamente, o presidente Lula prometeu estabelecer um gabinete presidencial aberto a governadores e prefeitos brasileiros, sejam aliados ou não. O presidente afirmou que esta é a volta à normalidade democrática e orientou aos ministros que mantenham contato com secretários estaduais de pastas correlacionadas. "É importante que a gente transforme a política mais humanizada, civilizada e solidária", declarou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas